Moradores relatam falta d'água em suas casas por causa do atraso. "Estamos sem água desde ontem. As caixas d'água secaram e não entra uma gota nas torneiras", disse uma moradora de Olaria, na Zona Norte do Rio.
Publicidade
A Cedae alegou que o atraso foi por causa da necessidade de fazer o conserto de um vazamento na elevatória Lameirão, em Senador Vasconcelos, na Zona Oeste, que não estava previsto inicialmente. A elevatória bombeia água para o Rio de Janeiro e Nilópolis
A companhia havia afirmado que mesmo acabando às 20h de ontem, o abastecimento nas regiões atendidas pelas estação iria demorar até 72 horas para voltar ao normal. Com o problema na elevatória, a Cedae espera que o sistema esteja com 50% de sua capacidade operacional nesta sexta.
"Como as bombas ficam localizadas a cerca de 64 metros de profundidade, há maior complexidade na realização do reparo. Técnicos estão atuando no local, contudo cabe ressaltar que o serviço precisa ser feito de forma gradativa a fim de evitar o comprometimento da estrutura da unidade", a companhia disse, em nota.
Publicidade
Nesta tarde, técnicos da companhia realizaram um reparo na Elevatória Lameirão – conjunto de equipamentos que bombeia água para os municípios do Rio de Janeiro e Nilópolis. Às 18h40 a elevatória já estava funcionando com 100% de sua capacidade total. Com isso, as adutoras estão em carga, retomando a distribuição de água. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado em até 48 horas.
A manutenção anual do Guandu é feita dentro do planejamento operacional da companhia para preparar as principais estações da concessionário para o verão, período do ano em que há maior consumo de água, além de reduzir a probabilidade de ocorrências de paradas inesperadas.
Publicidade
A estação do Guandu atende aos seguintes municípios