Paes falou sobre o plano de vacinação carioca na manhã deste domingo - Reginaldo Pimenta / Agência O DIA
Paes falou sobre o plano de vacinação carioca na manhã deste domingoReginaldo Pimenta / Agência O DIA
Por Yuri Eiras
Rio - O prefeito Eduardo Paes (DEM) revelou, na manhã deste domingo, que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, vai divulgar as datas da vacinação contra a covid-19 no país nesta segunda-feira. No início da semana, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, cogitou que o plano nacional de imunização possa começar no dia 20 de janeiro
"Amanhã, o ministro Pazuello vai anunciar as datas do plano. Já ouvi inclusive a especulação de que seria dia 20 de janeiro. Seria uma bela homenagem ao Dia de São Sebastião, nosso padroeiro", afirmou Paes, após reunião com o seu secretariado e o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Publicidade
Perguntado sobre a divulgação das datas do plano nacional de imunização, o superintendente do Ministério da Saúde no Rio, George da Silva Divério, não quis confirmar a informação dada por Paes. 
Publicidade
"O ministério manifestou para o prefeito que deve anunciar as datas a partir de amanhã ou amanhã. Mas não posso garantir porque não tenho essa informação. Mas pela evolução dos acontecimentos, acredito que possa ser (amanhã). Temos que aguardar o dia de amanhã", disse.
Paes também detalhou o plano de vacinação da capital fluminense, que vai atingir 2,6 milhões de cariocas na primeira fase. Para isso, serão necessárias 5.095.910 doses de vacina.
Publicidade
A cidade vai seguir a lista de prioridades definida pelo plano nacional.
Publicidade
1. Trabalhadores da saúde, idosos a partir de 75 anos, idosos a partir de 60 anos em abrigos, asilos e casas de repouso, indígenas e quilombolas serão vacinados primeiro
2. Idosos de 60 a 74 anos;
Publicidade
3. Pessoas com comorbidade; professores, profissionais da segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e outros trabalhadores de serviços considerados essenciais.
"Nossa Fiocruz já avançou muito nisso (pesquisa da vacina AstraZeneca/Oxford). Vamos seguir as datas do plano. O secretário de Saúde Daniel Soranz vai ter todas as condições para trabalhar, equipar as clínicas da família, que serão o ponto principal de vacinação", enfatizou.
Publicidade
Antes de tomar posse, no fim de dezembro, Paes chegou a assinar um acordo com o governo de São Paulo para compra da Coronavac, vacina do laboratório chinês Sinovac, que está sendo testada e produzida pelo Instituto Butantã. O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), inclusive, já cravou que a vacinação com a Coronavac em São Paulo vai começar no dia 25 de janeiro.
Publicidade
Sobre a vacinação no Rio, o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que serão 450 pontos de aplicação das doses espalhados pela cidade, a maioria deles em clínicas da família.
"Se não fosse a Clínica da Família, seria muito difícil. São 10,5 mil profissionais de saúde envolvidos. Não é nada simples", declarou Soranz. "O calendário vai ser divulgado pelo programa nacional de imunização. A nossa expectativa é que se inicie no fim de janeiro. Esse calendário vai ser anunciado pelo Ministério da Saúde".
Publicidade
Já Cláudio Castro afirmou que o Rio está preparado para o plano nacional de imunização e que já comprou oito milhões de seringas e que outros oito milhões chegarão ao estado agora em janeiro. Na edição extraordinária do Diário Oficial de ontem, aliás, a Secretaria Municipal de Saúde autorizou a abertura de processo administrativo para a licitação da compra de seringas para a capital. 
"Nós já teremos as seringas todas e o material todo para a primeira fase. O Rio vai estar completamente preparado. Se a vacinação começasse na quarta-feira, estaríamos 100% preparados", garantiu.