Incêndio destrói favela dentro de condomínio em Santa Cruz. Na foto, donativos chegam e são separados em salas do Ginásio Miéssimo da Silva, em Campo Grande onde os moradores estão abrigados. - Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Incêndio destrói favela dentro de condomínio em Santa Cruz. Na foto, donativos chegam e são separados em salas do Ginásio Miéssimo da Silva, em Campo Grande onde os moradores estão abrigados.Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Por Yuri Eiras
Rio - A ajuda vem de todos os lados. Doações não param de chegar ao complexo esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, onde famílias atingidas pelo incêndio estão abrigadas. Na noite de quinta-feira, o fogo destruiu a ocupação Jesuítas, que fica dentro de um condomínio em Santa Cruz. Havia cerca de 250 moradias no local.

Doações podem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) espalhados pela cidade e na própria entrada do Miécimo, localizado na Rua Olinda Ellis, 470, em Campo Grande. Funcionários do complexo esportivo auxiliam a Secretaria de Assistência Social na distribuição das doações. Brinquedos, roupas, calçados e alimentos são aceitos. Mas os desabrigados necessitam, neste momento, especialmente de roupas infantis, já que a ocupação contava com centenas de crianças.

"Perdemos fogão, roupa, perdemos tudo. Só deu para sair com a roupa do corpo. O sentimento é de estar sem chão", lamentou Dennis Ramos, morador da ocupação.
Aluguel social
Publicidade
Moradores pedem à Prefeitura a garantia de aluguel social. "Eles querem levar a gente para abrigo, mas não sairemos daqui enquanto não tivermos aluguel social. Temos três anos de ocupação, três incêndios e sempre prometeram tirar a gente de lá. Crivella e Paes prometeram, mas não fizeram", comentou Elias da Matta, que vivia com a esposa, Adriana, e outros cinco filhos, um deles de um ano, em um dos barracos da comunidade.
A secretaria de Assistência Social oferece às famílias vagas em abrigos, mas os moradores querem o aluguel social, um pedido de anos. A secretária, Laura Carneiro, esteve ontem no local e permanece nesta sexta-feira para coordenar as doações de roupas e quentinhas que não param de chegar ao complexo esportivo.