O Arcebispo Dom Orani Tempesta celebra missa na Basílica de São Sebastião, na Tijuca com a presença do Prefeito Eduardo Paes. - Estefan Radovicz / Agencia O Dia
O Arcebispo Dom Orani Tempesta celebra missa na Basílica de São Sebastião, na Tijuca com a presença do Prefeito Eduardo Paes.Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Por LUANA BENEDITO
Rio - O prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), disse, na manhã desta quarta-feira, que não descarta o lockdown no município. Ele participou da missa celebrada por Dom João Tempesta para comemorar o Dia de São Sebastião no santuário dedicado ao santo, na Tijuca, Zona Norte, e revelou o seu pedido para o padroeiro da cidade. "Se ele pudesse acelerar essa vacina. São Sebastião, vamos com fé. Por favor, vai vacina", brincou.
Paes voltou a comentar sobre o lockdown no Rio após a missa celebrada no Santuário Basílica de São Sebastião. O prefeito disse não descartar, mas ponderou que o município está bem distante de fazer o isolamento total. "Eu não mando nesse tema, eu respeito a decisão dos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde. O que eles mandarem fechar, vai fechar. O que eles mandarem ficar aberto, vai ficar", comentou.

"Não descarto nada, mas não há nem cheiro de lockdown nesse momento. No dia que os técnicos disserem: 'Eduardo Paes, o senhor vai ter que plantar uma bananeira e fazer o lockdown'. Eu vou plantar a bananeira e fazer o lockdown. Os técnicos não estão dizendo isso, então, nós vamos aguardar", completou.

Questionado sobre a imagem do Rio ficar arranhada mundo afora por conta das praias e dos bares cheios, Paes minimizou e destacou sobre as áreas de lazer. "Eu não tenho visto críticas em relação a abertura das áreas de lazer, todos os especialistas, que eu ouvi... Eu ouvi os técnicos da prefeitura, mas todos especialistas disseram que é importante essas áreas de lazer estarem abertas."

Ele também respondeu porque os bares e as danceterias permanecem abertos mesmo com os registros frequentes de aglomerações. "Essa decisão é dos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e de epidemiologistas."

O prefeito também fez um apelo para que a população se conscientize e não se aglomere. "É um trabalho de fiscalização e conscientização ao mesmo tempo com festas e estabelecimentos para que não haja aglomerações pela Secretaria de Ordem Pública, mas eu reitero o apelo para que as pessoas tenham consciência."
Publicidade
Vacina e calendário

Eduardo Paes também comentou sobre o atraso na produção das vacinas da Fiocruz e comentou sobre a estratégia do município para manter o calendário de vacinação somente com a CoronaVac, do Instituto Butantan.

"Sem dúvidas, o ideal é que nós tivéssemos as vacinas de Oxford disponibilizada o mais rápido possível. A Fiocruz é uma instituição de excelência, tem os problemas parece que dos insumos. O que nós vamos continuar fazendo é na medida que tiver vacina, nós vamos vacinar, o que estamos fazendo desde segunda-feira, essa primeira etapa. Recebendo mais vacina, nós continuaremos a vacinar", afirmou.

Emoção durante a missa de São Sebastião

Paes se emocionou muito durante a missa e esclareceu o motivo. "Tem um monte de coisa. Primeiro, porque tinha quatro anos que eu não podia comemorar essa data de São Sebastião como prefeito, que é uma coisa que me honra muito, no dia do santo protetor e padroeiro da nossa cidade", disse o prefeito, que leu a liturgia da palavra na celebração.

E o que o prefeito pediria para o padroeiro da cidade? "Nesse momento, é viver livre dessa pandemia, é o maior objetivo de todos nós. É claro que a gente pede as proteção de São Sebastião a cidade, mas se ele pudesse acelerar essa vacina. São Sebastião, vamos com fé. Por favor, vai vacina."