Senhor Manoel Leite aguarda vacinação - Estefan Radovicz / Agência O Dia
Senhor Manoel Leite aguarda vacinaçãoEstefan Radovicz / Agência O Dia
Por Lucas Cardoso
Rio -  Com a carteirinha na mão e 'sorriso nos olhos', o aposentado Manoel Leite, 83, sentou-se na cadeira da sala de vacinação na Clinica da Família Estácio de Sá, no Rio Comprido, e recebeu a primeira dose da coronavac. A unidade visitada pelo idoso é uma das 232 do município capacitadas para atender a última faixa etária prevista para esta semana, já que amanhã o município paralisa o cronograma por falta de doses. A previsão de retorno é para terça-feira que vem, dia 23. 
"Trouxe minha mulher há dois dias, agora eu que estou vindo. Temos todos que nos vacinar. O quanto antes melhor. Vacina, sim!", comemorou após a agulhada.
Publicidade
Vizinha da clínica a aposentada Sebastiana Bione também comemorou a picada recebida no braço direito. "A gente gosta de sair, passear, ir ao mercado. Não vejo a hora de estar logo imune. Mantendo a máscara e todos os cuidados, mas com uma preocupação um pouco menor", comenta aposentada.
Após flagrantes de erros na aplicação de vacinas no Rio e em outros estados, o gesto de filmar e fotografar a imunização dos idosos foi novamente repetido por quase todos os parentes de idosos.  Segundo Gian Paolo, 55, a atitude representa um exercício social de fiscalização.
Publicidade
"Nós temos que estar sempre atentos, por nós, por quem amamos e por todos que nos rodeiam", disse o morador do Rio Comprido, que levou a mãe, Amélia Bianco, de 83, para se imunizar.
Até às 9h30, a movimentação era tranquila na unidade do bairro, sem filas para a imunização. O movimento esperado para esta terça-feira, segundo o secretário de Saúde, Daniel Soranz, que acompanhou o trabalho no local, é de  vacinar 8.000 idosos em todo o município.
Publicidade
Cronograma atualizado: 
3ª Semana

16/02 – Pessoas de 83 anos

17/02 – Paralisado (antes era 82 anos)

18/02 – Paralisado (antes era 81 anos)

19/02 – Paralisado (antes era 80 anos)

20/02 – Paralisado (Antes era a partir de 80 anos)


4ª Semana

22/02 – Paralisado (antes era 79 anos)

23/02 – Pessoas de 82 anos (antes era 78 anos)

24/02 – Pessoas de 81 anos (antes era 77 anos)

25/02 – Pessoas de 80 anos (antes era 76 anos)

26/02 – Pessoas a partir de 80 anos (antes era 75 anos)

27/02 – Pessoas de 79 anos (antes era pessoas a partir de 75 anos)
Publicidade