O grupo tinha um caderno de instruções de como aplicar os golpes de forma efetiva. - Divulgação
O grupo tinha um caderno de instruções de como aplicar os golpes de forma efetiva.Divulgação
Por O Dia
Rio - Uma organização criminosa foi presa por agentes da 38ª DP (Brás de Pina) nesta quarta-feira (24), acusada de aplicar golpes em beneficiários e pensionistas do INSS. O grupo realizava empréstimos nos nomes das vítimas, alegando que elas teria direito a receber um '14º salário'.
Durante a ação, vinte pessoas foram presas em um escritório em Nilópolis, na Baixada Fluminense, e autuadas pelos crimes de estelionato e organização criminosa.
Publicidade
Segundo informações da Polícia Civil, os golpistas tinham uma listagem dos pensionistas e beneficiários para entrar em contato. O grupo costumava ligar para as vítimas questionando se elas já teriam recebido uma carta denominada pelos estelionatários como 'Resgate de Margem', que supostamente daria o direito de receber o 14º salário.
Os golpistas utilizavam o nome de uma 'empresa fantasma' chamada Safira consultoria, e afirmavam ser terceirizados do banco para oferecer um 'retorno emergencial' aos aposentados que não tiveram direito ao auxílio. Ao final do atendimento, eles marcavam uma visita à casa das vítimas e, em seguida, as induziam a assinar documentos, que na verdade eram empréstimos consignados que iriam direto para a contas da quadrilha.
Publicidade
As investigações, conduzidas pelo Delegado Maurício Mendonça, titular da 38ª DP (Brás de Pina), partiram da queixa de uma vítima que teria perdido R$ 30 mil para os golpistas.
Segundo Mendonça, um ofício foi enviado a Polícia Federal para investigar o eventual desvio das informações cadastrais de pensionistas e beneficiários do INSS. Com os golpistas foram achados uma série de dados, inclusive dados bancários, das vítimas.
Publicidade
Em nota, a assessoria do INSS informou que 'os dados dos segurados são sigilosos, protegidos por lei, e que nenhum servidor tem autorização para repassá-los. E que quando comprovada a participação de servidor público em atos ilícitos, o mesmo está sujeito a sanções administrativas e penais previstas em lei. Vale destacar que, como medida de segurança, uma força-tarefa, composta pelo Ministério Público, Polícia Federal e INSS, atua de forma permanente na apuração e no combate a fraudes. Além disso, o INSS realiza o monitoramento constante dos sistemas, em parceria com a Dataprev, para que seja assegurado o sigilo das informações dos segurados da autarquia.'
No escritório do grupo foram encontrados diversos cadernos com instruções de como os 'consultores' deveriam prosseguir para aplicar os golpes de forma efetiva.
Publicidade
O que fazer para não cair em golpes?
O Delegado Maurício Mendonça, titular da 38 ª DP, recomenda alguns atitudes e medidas de segurança para que o beneficiário não seja lesado por golpistas, confira abaixo:
Publicidade
- Sempre desconfie de qualquer benefício do INSS que não seja tratado dentro de uma agência do órgão;
- Na dúvida, procure orientação com o gerente da sua conta bancária;
Publicidade
- Jamais transfira qualquer valor para terceiros, mesmo que seja para empresas.

Publicidade