Prefeitura do Rio fecha estação de transbordo de resíduos na Penha - Divulgação / Jefferson Teófilo / Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Prefeitura do Rio fecha estação de transbordo de resíduos na PenhaDivulgação / Jefferson Teófilo / Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Por O Dia
Rio - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente fechou, na manhã desta sexta-feira, uma estação de transbordo e transferência de resíduos na Rua da Batata, próximo a comunidade Kelson's, na Penha Circular, na Zona Norte do Rio. De acordo com o órgão, a empresa cometia irregularidades em descumprimento à legislação e acumulava chorume no galpão. A ação com contou com apoio do 16º BPM (Olaria), da Guarda Municipal e da Subprefeitura da Zona Norte.
Publicidade
Entre os problemas verificados pela Coordenadoria de Defesa Ambiental estão desconformidade entre a planta informada à Prefeitura e a existente, entupimento de canaletas de drenagem, ausência de controle de destinação de chorume e de comprovante de limpeza da caixa de gordura. A empresa descumpria oito itens listados na licença, expedida em 2019. 

O local podia receber até 574 toneladas de resíduos gerados por grandes empreendimentos diariamente, como supermercados e fábricas. Fiscais fizeram duas inspeções no local ao longo da semana e será gerada uma multa ao empreendimento. O auto de infração e o relatório de vistoria serão encaminhados à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que vai apurar as responsabilidades criminais.
"A atividade não seguia quase nenhuma condicionante informada no licenciamento. Encontramos falta de ventilação, acúmulo de chorume. Um enorme risco para a população local, inclusive de contaminação do lençol freático. Continuaremos firmes na retomada da autoridade ambiental na cidade", falou o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere.

O secretário ressaltou que o fechamento da atividade não vai impactar na logística de destinação de resíduos sólidos urbanos, já que existem outros locais apropriados para o recebimento desses materiais. "A Comlurb opera oficialmente com cinco estações de transferência, que encaminham os resíduos para o Aterro Sanitário de Seropédica, local adequado. As estações ficam no Caju, Jacarepaguá, Marechal Hermes, Bangu e Santa Cruz", afirmou a pasta.
Publicidade