O local podia receber até 574 toneladas de resíduos gerados por grandes empreendimentos diariamente, como supermercados e fábricas. Fiscais fizeram duas inspeções no local ao longo da semana e será gerada uma multa ao empreendimento. O auto de infração e o relatório de vistoria serão encaminhados à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que vai apurar as responsabilidades criminais.
"A atividade não seguia quase nenhuma condicionante informada no licenciamento. Encontramos falta de ventilação, acúmulo de chorume. Um enorme risco para a população local, inclusive de contaminação do lençol freático. Continuaremos firmes na retomada da autoridade ambiental na cidade", falou o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere.Prefeitura fecha estação de transbordo de resíduos na Penha.#ODia
— Jornal O Dia (@jornalodia) February 26, 2021
Crédito: Divulgação / Secretaria Municipal de Meio Ambiente pic.twitter.com/TAV2dnuwjj
O secretário ressaltou que o fechamento da atividade não vai impactar na logística de destinação de resíduos sólidos urbanos, já que existem outros locais apropriados para o recebimento desses materiais. "A Comlurb opera oficialmente com cinco estações de transferência, que encaminham os resíduos para o Aterro Sanitário de Seropédica, local adequado. As estações ficam no Caju, Jacarepaguá, Marechal Hermes, Bangu e Santa Cruz", afirmou a pasta.