Geral - Vacinaçao suspensa no Rio. Hoje seriam vacinados idosos com 75 anos. Na foto, movimentaçao no Centro Municipal de Saude Heitor Beltrao, na Tijuca, zona norte do Rio.Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Por O Dia
Rio - O governador interino do Rio Cláudio Castro (PSC) anunciou no início da tarde desta sexta-feira que vai publicar uma minuta de decretos com diversas medidas para enfrentar a pandemia no Estado que começam a valer nesta sexta-feira e vão vigorar até a próxima quinta-feira. Castro diz que pretende fazer uma política unificada no estado.
"Recebi prefeitos, majoritariamente da Região Metropolitana, e colocamos o que foi conversado na reunião da manhã para que a gente pudesse fazer decreto estadual, e ter uma política estadual unificada de enfrentamento ao covid-19", disse em coletiva de imprensa na sede do governo, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio. 
Publicidade
O governador disse que a aquisição de vacinas será discutido semanalmente entre prefeitos e o governador do Rio. "Estado e municípios trabalharão juntos pela aquisição de novas vacinas. Alguns municípios que já tinham anunciado, compartilharam compras", disse.
Castro também anunciou que trabalha por um calendário único de vacinação no estado.
Publicidade
O governador do Rio também informou que municípios e o governo decidirão até a próxima semana sobre a suspensão das aulas presenciais.  "Definimos que decidiremos até semana que vem. Não iremos fechar hoje e vamos definir com os prefeitos até semana que vem, numa situação de colaboração. Somos um único estado. Talvez essa seja a grande mensagem", afirmou o governador.
Entre os pontos anunciados estão:
Publicidade
- Vedada circulação em praças públicas entre 23h e 5h;
- Vedadas boates, casas de espetáculo, rodas de samba; drive-ins continuam;
Publicidade
- Bares e restaurantes podem funcionar até 23h com 50% da capacidade, municípios podem restringir este horário;
- Serviço de delivery, take away e drive-thru sem limitação de horário;
Publicidade
- Vedado o funcionamento de pistas de dança;
- Comércio funcionará em horário escalonado;
Publicidade
- Vedada venda de bebida alcoólica em banca de jornal;
- Zoológicos, parques, museus academias, casas de fesa e recreação infantil devem funcionar com 50% de capacidade;
Publicidade
- Ampliação ao incentivo ao home office, principalmente para idosos e pessoas com comorbidades