CONCURSO LITERÁRIO DA ÁRVORE PREMIARÁ ALUNOS E PROFESSORES
CONCURSO LITERÁRIO DA ÁRVORE PREMIARÁ ALUNOS E PROFESSORESÁrvore / Divulgação
Por O Dia
Estudantes e professores de escolas públicas e particulares do Rio e do país que gostam de produzir podem se preparar: já estão abertas, até o dia 12 de abril, as inscrições gratuitas para o concurso literário 'Releituras da Memória'.
O projeto, promovido pela plataforma de leitura digital Árvore, busca lançar novos olhares para as identidades negra e indígena, ressaltando a importância da memória para a construção de novas narrativas, além de estimular o gosto pela leitura e incentivar um olhar plural sobre a origem da população brasileira. O concurso pode ser realizado de forma remota, contemplando as instituições que estão com as aulas presenciais suspensas ou com o ensino híbrido.
Publicidade
Podem participar escolas públicas e privadas de todo o território nacional. Cada colégio pode inscrever até três turmas, que devem ser do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) ou do Ensino Médio (1º ao 3º ano).
Os interessados devem enviar os seguintes trabalhos: anos iniciais do Ensino Fundamental deve produzir um vídeo de reconto, com duração máxima de 5 minutos; candidatos dos anos finais do Ensino Fundamental devem fazer uma fanfic em HQ (História em Quadrinhos); e os alunos do Ensino Médio precisam enviar um vídeo com declamação de poesia (estilo SLAM) de, no máximo, 3 minutos.
Publicidade
As inscrições devem ser realizadas, obrigatoriamente, por um gestor da instituição através do formulário através do link www.arvore.com.br/releituras#Inscricoes. Já o regulamento e as regras, assim como o passo a passo da competição, estão disponíveis em https://cutt.ly/BzVHMEa.
Todas as atividades do concurso serão feitas através da Árvore Livros e os selecionados terão acesso aos títulos do acervo pela plataforma digital, durante todo o período de disputa. As turmas das escolas selecionadas participarão de atividades de leitura com práticas a partir de guias e materiais exclusivos elaborados pela equipe de especialistas do streaming de livros.
Publicidade
Ao final do concurso serão premiados três turmas e três professores. O resultado será divulgado no dia 4 de junho. Cada turma vencedora será contemplada com a participação em um bate-papo on-line exclusivo com autores do acervo do concurso. Os professores vencedores ganharão um kit de gravação audiovisual, composto por um notebook e itens como tripé, luz, entre outros. Todos os integrantes do concurso participarão de uma live especial que apresentará os trabalhos vencedores.