O cronograma de pagamento desta terceira prestação vai até o dia 9 de abril
O cronograma de pagamento desta terceira prestação vai até o dia 9 de abril Divulgação / Secretaria de Estado de Fazenda do Rio
Por O Dia
Rio - A terceira e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021 para veículos com final de placa zero vence nesta quarta-feira. O tributo pode ser pago por boleto bancário, disponível no portal do IPVA da Secretaria de Estado da Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br/ipva) e no site do Banco Bradesco (www.bradesco.com.br).

Para emitir o documento, é necessário informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O pagamento da Guia de Regularização de Débitos (GRD) poderá ser feito em qualquer agência bancária.
O IPVA é a segunda maior fonte de arrecadação tributária do Rio de Janeiro. No ano passado, rendeu cerca de R$ 2,7 bilhões para os cofres públicos. Os recursos podem ser usados para diversas finalidades, incluindo investimentos em Saúde, Educação e Segurança e o pagamento dos salários do funcionalismo. Os municípios também têm direito, por lei, à metade da arrecadação total dos tributos.

O valor do IPVA é calculado a partir dos preços de mercado dos veículos estimados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A esses preços é feito a aplicação de alíquotas do imposto previsto em lei: 4% para carros flex, 2% para motos e 1,5% para carros movidos a GNV.

Os preços de mercado dos veículos calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) são usados como base para se chegar ao valor do IPVA. A esses preços de mercado são aplicadas as alíquotas do imposto previstas em lei (4% para carros flex, 2% para motos e 1,5% para carros movidos a GNV).

Confira, abaixo, o calendário de vencimento do IPVA 2021 para todos os motoristas:
Publicidade
O cronograma de pagamento desta terceira prestação vai até o dia 9 de abril  - Divulgação / Secretaria de Estado de Fazenda do Rio
O cronograma de pagamento desta terceira prestação vai até o dia 9 de abril Divulgação / Secretaria de Estado de Fazenda do Rio