Eduardo Paes divulga novo boletim da covid-19 no município do Rio
Eduardo Paes divulga novo boletim da covid-19 no município do RioReginaldo Pimenta / Agência O DIA
Por Luciano Paiva e Luisa Bertola*
Rio - A Prefeitura do Rio divulgou, na manhã desta sexta-feira, o balanço do boletim epidemiológico da pandemia da covid-19 no município. O prefeito, Eduardo Paes, informou que as medidas restritivas mostraram resultados e a partir de sexta-feira que vem (9) começa a flexibilização. Com isso, ele anunciou que jogos de futebol, sem público, podem voltar na cidade.
De acordo com Paes, as medidas restritivas desses 10 dias de pausa emergencial - de 26 de março a 4 de abril - serão atenuadas porque observa-se uma redução do número de pessoas com sintomas de covid-19 na porta de entrada de atendimento das redes de saúde pública.
Publicidade
"Estamos otimistas e esperançosos de que esse número comece a estabilizar e a cair. É importante as pessoas entenderem. Na sexta, vamos reduzir as restrições", falou Paes, que reforçou o pedido para que as pessoas, principalmente as de maior poder aquisitivo, não vá para as ruas.
"É preciso dar um pouco mais de tempo, por mais duro que seja para empresários e para quem procura emprego, para preservar a vida. Essas diminuições do convívio entre as pessoas já está dando resultado. Se puder fique em casa, use esse álcool em gel. Tem gente em atividades essenciais que não pode parar. Como as pessoas do Centro de Operações. O chefe do COR está em quarentena com suspeita de Covid-19. Perdemos essa semana um jovem que trabalhava no Centro de Operações Rio. Passem a páscoa com seus núcleos familiares, aproveite e discuta a relação. Eu ficarei em casa com minha mulher e meus filhos. Meus sogros e meus pais ficarão na casa deles ".
Publicidade
Ainda segundo o prefeito, o principal dado considerado pela prefeitura para analisar as medidas restritivas necessárias é o índice de pessoas que chegam a unidades de saúde com sintomas de coronavírus.
"A gente não está usando como o principal dado para tomar as decisões os número de óbitos porque ele é 'atrasado'. A gente tem que ajudar para que as pessoas nem cheguem ao hospital", informou.
Publicidade
Paes ainda informou que está em negociação avançada com o consórcio do Nordeste para compra de vacinas para o município. O objetivo é a aquisição de 8 milhões de doses da Sputnik V, com chegada em agosto. A compra ainda depende da autorização da Anvisa e de detalhes burocráticos. "O nosso plano é o de acelerar ainda mais o processo de vacinação", destacou. 
Medidas restritivas
Publicidade
A prefeitura do Rio decretou, na manhã desta sexta-feira, a prorrogação das medidas restritivas para conter o avanço da covid-19. As regras impostas durante os 10 dias - de 26 de março a 4 de abril - de pausa emergencial continuam até a próxima quinta-feira (8). A decisão foi publicada em Diário Oficial.
Até quinta-feira (8) as medidas seguem iguais, a única mudança é que a partir de segunda (5) as escolas da rede municipal e privada serão autorizadas a retornar. O decreto permite que creches e outros estabelecimentos de ensino também retomem às atividades.
Publicidade
As escolas da rede municipal vão abrir, na segunda-feira (5), de forma administrativa. As aulas presenciais retomam na terça (6), mas apenas as unidades que já tinham sido reabertas antes do período de pausa emergencial.
A partir da próxima sexta-feira (9), a prefeitura vai flexibilizar algumas medidas e alguns estabelecimentos poderão reabrir. Confira abaixo:
Publicidade
Até as 21h:

- Bares
- Lanchonetes
- Restaurantes
- Quiosques da orla
- Depois das 21h, podem funcionar apenas delivery.
De 8h às 17h:
Publicidade
- Órgãos não essenciais da Administração Pública
Das 11h às 21h:
Publicidade
- Clubes
Das 10h às 18h
- Comércio
Publicidade
Entre 12h e 21h
- Serviços
Publicidade
De 12h às 21h

- Museus
- Galerias
- Bibliotecas
- Cinemas
- Teatros
- Casas de festa
- Salas de apresentação
- Salas de concerto
- Salões de jogos
- Circos
- Recreação infantil
- Parques de diversões, temáticos e aquáticos
- Pistas de patinação
- Atividades de entretenimento
- Visitações turísticas
- Exposições de arte
- Aquários e jardim zoológico
 *Estagiária sob supervisão de Beatriz Perez