A interventora do BRT, Cláudia Secin, o prefeito Eduardo Paes, e a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio
A interventora do BRT, Cláudia Secin, o prefeito Eduardo Paes, e a secretária municipal de Transportes, Maína CelidonioBeatriz Perez/ Agência O DIA
Por Beatriz Perez
Rio - A Prefeitura anunciou na manhã desta quarta-feira uma série de medidas para melhorar o serviço do BRT e das linhas comuns de ônibus na cidade. Na quinta-feira a Secretaria Municipal de Transportes vai apresentar o plano de recuperação do BRT para a Câmara dos Vereadores do Rio para autorização da execução de cerca de R$ 133 milhões.
Atualmente 40 ônibus comuns realizam um trajeto emergencial entre Santa Cruz e Alvorada nas calhas do BRT. Chamado de "Diretão", esse modelo deve ser estendido e chegar a 90 veículos. Na próxima semana serão incluídas na linha emergencial as estações Pingo D'Água, Mato Alto e Magarça, no corredor Transoeste. Com isso, articulados serão liberados para atuar na Estação Madureira, no corredor Transcarioca. O prefeito Eduardo Paes reconhece que as medidas não vão deixar o serviço ótimo a curto-prazo. "Mas as medidas vão amenizar o sofrimento da população", disse.
Publicidade
Para recuperar as estações do BRT, a Prefeitura calcula gastar R$ 20 milhões. A secretaria municipal de transportes pretende reabrir 46 estações que estão fechadas em até seis meses. Atualmente, 88 estações estão funcionando na cidade. A Prefeitura também planeja reintroduzir articulados, conforme reparos forem realizados, e chegar a 241 BRTs circulando em setembro. Até o dia 10 de abril, 150 articulados devem estar nas ruas.
A interventora Cláudia Secin ressaltou a degradação da frota verificada pela intervenção. Ela disse que há 297 veículos nas garagens. Destes, 56 precisam de um investimento de 300 mil para voltar a circular em um prazo de 6 meses; 94 veículos estão tecnicamente retidos e precisam de um investimento médio para retornar no prazo médio de 3 meses. Outros 27 veículos precisam de um baixo investimento e podem retornar mais rapidamente às ruas. Apenas 120 articulados estão em operação.
Publicidade
O índice de quebra dos ônibus de BRT também chamou a atenção da interventora. " São 67% os ônibus que saem para circular e quebram. Por isso estamos estudando um trabalho preventivo", disse. Cláudia Secin destacou que encontrou o estoque de peças de manutenção praticamente zerado, indicando uma má gestão do almoxarifado.
Revisão de linhas suspensas
Publicidade
A secretária municipal de Transportes do Rio, Maína Celidonio, disse que está trabalhando na revisão das suspensões de linhas de ônibus. A Secretaria Municipal de Transportes identifica áreas que deixaram de ser atendidas por mudanças nos trajetos. O planejamento pode alterar e recriar linhas nos próximos seis meses. Segundo Maína, entre 2010 e 2021, 196 linhas foram extintas e 60, alteradas. Outras 77 linhas foram criadas. 
As primeiras linhas que sofrerão modificações são as cinco campeãs em reclamação na ouvidoria do 1746. São elas: a 157 (Gávea-Central), a 387 (Carioca-Restinga), a 434 (Grajau-Leblon), a 636 (Gardênia Azul-Saens Pena) e a SV809 (Jardim Bangu-Bangu), que será reimplantado. Todas as linhas que recebem queixas no 1746 serão analisadas.
Publicidade
. 157 - É uma linha considerada prioritária porque atende a Lagoa e a Fonte da Saudade, que são pouco cobertas por ônibus. A Secretária Municipal de Transportes propõe o aumento da extensão da linha chegando até a Central, melhorando a integração com outros modais.
. 387 (Carioca-Restinga) - A linha será estendida.
Publicidade
. SV809 (Jardim Bangu-Bangu) - A linha será reimplantada
A intenção da Prefeitura é melhorar as integrações entre diferentes modais de transportes e aumentar a extensão das linhas. "Estamos fazendo um reajuste fino e delicado para melhorar o atendimento ao usuário", disse a secretária. "À medida que vamos vendo, já vamos determinando os ajustes nas linhas. Até o final de junho a gente pretende fazer os ajustes necessários em todas as linhas que foram extintas ou sofreram racionalizações equivocadas, várias foram cometidas no meu governo", reconheceu Paes.
Publicidade
Estações adaptadas
As estações de BRT também passarão por reformas para reduzir a incidência de furtos e depredações. As mudanças também devem ter impacto sobre os calotes, segundo o assessor técnico da interventora, Marcos Couto. Segundo ele, em março o BRT acumulou 1890 chamados de manutenção."Todos os meses continua a depredação", ressalta. O BRT projetou um modelo físico que melhora o conforto climático e de ventilação e substitui os atuais painéis de vidro, por outros de alumínio. O modelo já foi testado na Estação Salvador Allende, que ,em dois meses, não apresentou registro de depredação, segundo Couto.
O travamento de mecanismo de porta e a quebra de vidro são as duas principais depredações verificadas pelo BRT. " Gasta-se de 55 até 100 mil reais por mês com manutenção"< comentou o assistente da intervenção.
Publicidade
Folha de pagamento inchada
A interventora do BRT, Cláudia Secin, pontuou que encontrou uma folha de pagamento "inchada" no orçamento do BRT. Ela frisou que há "gordura" na folha de pagamento assim como nos contratos, incompatíveis com uma empresa que atravessava uma crise financeira. "Algumas pessoas com salários altos já foram afastadas. Também constatamos criação de cargos para funções que seriam desnecessárias", afirmou. Secin reforçou que o inchaço na folha seria referente a cargos administrativos, e que não correspondem a funcionários como motoristas e operadores do sistema.
Publicidade
A interventora informou que 13 contratos já foram rescindidos por serem "supérfluos e redundantes". Cláudia acrescentou que outros contratos e cortes na folha de pagamento também estão sendo estudados.
O prefeito Eduardo Paes disse que os funcionários do "chão" do BRT, como motoristas, não serão mais chantageados. "Quero reinterar meu compromisso com os funcionários do BRT, que vão voltar a receber em dia. Parar com as chantagens que recebiam", afirmou o prefeito.
Publicidade
Paes disse que estuda um modelo licitatório que consolide o BRT e não torne o sistema refém de eventuais "prefeitos incompetentes". Ele admitiu que a intervenção de seis meses pode ser prorrogada até que as concessões sejam concluídas.
BRT Presente
Publicidade
O prefeito Eduardo Paes disse que o secretário Breno Carnevalle, da Secretaria Municipal de Ordem Pública, vai anunciar "o mais breve possível" o BRT Presente. Segundo o prefeito do Rio, este foi um pedido dos vereadores da cidade. O serviço de segurança nas estações será feito, a princípio, com a contratação de horas de folga de guardas municipais e policiais militares.
" Será um investimento na busca de trazer mais conforto e segurança no BRT", disse o prefeito do Rio durante coletiva de imprensa no Palácio da Cidade, em Botafogo, na manhã desta quarta-feira.
Publicidade
A interventora do BRT Cláudia Secin, o secretário municipal de Fazenda, Pedro Paulo, e a secretária municipal de Transportes, Maína Celidônio, se reúnem na quinta-feira com parlamentares na Câmara Municipal do Rio para apresentar um projeto de lei que autoriza a execução de R$ 133 milhões para melhorias no BRT.
Ao projeto, o presidente da Câmara, Carlo Caiado, e os vereadores Felipe Michel, Luís Carlos Ramos Filho e Alexandre Isquierdo, que fazem parte da Comissão de Transportes, apresentarão uma emenda para a criação do programa BRT Presente.

Segundo o texto, "serão designados pelo menos dois agentes de segurança por estação do BRT, que ficarão fixos a fim de coibir infrações e zelar pela segurança dos usuários".A contratação do programa será por convênio específico a ser firmado pelo Executivo, como acontece no Segurança Presente.

"Não adianta recuperar as estações e não fiscalizar. Todos os dias a gente vê atos de vandalismo no BRT. Existem duas leis de minha autoria que punem quem depreda e dá calote que não são cumpridas, justamente por falta de fiscalização. Esse é o momento certo de implementar esse programa, que é um sucesso em toda a cidade", disse Felipe Michel.

A reunião está marcada para esta quinta-feira, às 11h, na sala da presidência da Câmara de Vereadores. Após a discussão, poderá haver a votação do projeto de lei, em regime de urgência, que estava prevista para ontem, mas foi adiada.
Publicidade
Nota Rio Ônibus
Sobre a necessidade de injeção de recursos anunciada pela Prefeitura para devolver qualidade operacional ao sistema BRT, A Rio Ônibus divulgou nota em que diz não ter ficado surpresa. "A conclusão do Município confirma tudo o que foi dito pelos operadores ao longo dos últimos anos, principalmente no período de pandemia, não apenas em relação ao BRT, mas, especialmente sobre os ônibus convencionais, que transportam 70% dos passageiros cariocas", diz o texto. "Mantemos a premissa de encontrar soluções viáveis para o transporte rodoviário, reportando demandas necessárias e colaborando com a Prefeitura na busca por um serviço adequado ao deslocamento da população", disse Paulo Valente, porta-voz do Rio Ônibus.