Prefeitura do Rio informa que 67% dos hospitalizados por covid-19 apresentavam comorbidades
Prefeitura do Rio informa que 67% dos hospitalizados por covid-19 apresentavam comorbidadesDaniel Castelo Branco
Por O Dia
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (SAFIE), realizou, na última quinta-feira (15), a entrega de medicamentos que compõe o “kit intubação” a municípios e hospitais que atendem pacientes em tratamento de covid-19. Dessas, 36 receberam anestésicos e bloqueadores musculares para compor o estoque de medicamentos para o período estimado de sete dias de atendimento. 
"A Secretaria de Estado de Saúde (SES) esclarece que está empenhando todos os esforços visando buscar alternativas viáveis para resolver o abastecimento dos medicamentos do chamado “kit intubação”, a municípios e unidades de saúde que atendem pacientes em tratamento de Covid-19, problema que ocorre em todo o Brasil", disse a pasta.
Publicidade
A SES aderiu a uma ata do Ministério da Saúde (MS) para aquisição dos medicamentos e realiza um processo de compra para suprir a necessidade do estado nos próximos três meses.
A secretaria fez ainda um pedido de aditivo de 50% nesse contrato para receber mais medicamentos e já obteve duas respostas positivas. A medicação que foi distribuída, nesta quinta-feira (15), para 55 hospitais do estado foi comprada por meio dessa aquisição feita pela SES. Nesta quinta-feira, a SES recebeu mais um lote de medicamento, como parte da aquisição feita pela secretaria. "Ressaltamos que esses estoques também são compostos por medicamentos adquiridos pela gestão do próprio hospital e/ou município gestor".
Publicidade
A pasta ainda informou que todas as etapas dos processos serão compartilhadas com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública, visando dar transparência às aquisições.
"A Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (SAFIE) destaca que o suprimento desses medicamentos nas unidades de saúde é de responsabilidade das Organizações Sociais (OS) de cada unidade e/ou do município gestor. Entretanto, em apoio à crescente demanda do momento, a SES, além da compra já mencionada, também realiza repasses dos medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde, de forma equânime e com participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), para as unidades e municípios que constam no Plano Estadual de Contingência para Enfrentamento da Covid-19".
Publicidade
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que recebeu, nesta quinta-feira, uma remessa dos medicamentos do "kit intubação" e os hospitais foram abastecidos. "Há previsão de recebimento de novas remessas nos próximos dias. A SMS trabalha com o remanejamento dos insumos entre as unidades. O país todo está com muitas pessoas internadas, o que consome muito material e medicamentos. O Ministério da Saúde (MS) definiu que essa compra específica seria centralizada e está entregando de acordo com leitos cadastrados no CNES. A Secretaria Municipal de Saúde e o MS estão organizando o fluxo para que o abastecimento permaneça de modo continuado".