Rio,22/04/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS, QUINTINO, Paroquia de Sao Jorge.Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia
Rio,22/04/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS, QUINTINO, Paroquia de Sao Jorge.Foto: Cleber Mendes/Agência O DiaCleber Mendes
Por O Dia
 Rio - A celebração do tradicional Dia de São Jorge será diferente, mais uma vez, por conta da pandemia da covid-19. Com a alta taxa de disseminação do novo coronavírus na cidade do Rio, a Igreja Matriz, em Quintino, na Zona Norte, não abrirá nesta sexta-feira (23) e fará a transmissão das celebrações ao vivo na internet e através do canal Rede Vida.

O dia das missas presenciais foi alterado para esta quinta-feira (22), com cerimônias realizadas até às 19h e com agendamento via WhatsApp (99625-0758). O local receberá o público com capacidade reduzida, limitada a apenas 110 pessoas por celebração. A Igreja pode receber até 750 devotos em seu funcionamento total.
A missa de alvorada, realizada às 5h desta sexta-feira, poderá ser acompanhada pelo canal Rede Vida, pela página oficial da paróquia no Facebook e pelo Youtube. A celebração contará com uma queima de fogos, evento que também é tradicional para celebrar o Santo Guerreiro, além de toques de clarinete e do sino na igreja. Às 10h uma liturgia será realizada pelo arcebispo Dom Orani Tempesta seguido de reza do terço às 15h e uma live às 16h. Para fechar o dia de celebrações, Dom Thiago Stanislaw fará uma cerimônia de encerramento às 18h. 
Publicidade
No sábado (24), uma missa será realizada às 10h e a famosa feijoada de São Jorge será organizada por meio de delivery ou drive thru, a partir das 11h. Os devotos que desejarem comparecer à celebração, também precisarão agendar sua presença através do WhatsApp. A igreja também informou que está tomando outras medidas de segurança como distanciamento social, uso de máscara e álcool gel.
A igreja de São Jorge da Praça da República, no Centro do Rio, também comunicou aos fiéis que não abrirá as portas e fará a transmissão das missas por meio de live no Facebook. Nos anos anteriores à pandemia, o local chegava a receber 150 mil fiéis nos dias de celebração ao padroeiro. As liturgias online serão celebradas na Matriz de Santa Rita, em três horários, às 7h, às 15h e às 18h.
Publicidade
A paróquia pretende adiar a festa de São Jorge para o dia 23 de outubro, caso a cidade do Rio já esteja com a maioria da população vacinada contra o covid-19. 
Serviço:
Publicidade
Igreja Matriz São Jorge
A missa da alvorada será transmitida, às 5h da manhã desta sexta-feira, pelo Facebook e Youtube da Paróquia e pelo canal da Rede Vida. Pelos canais oficiais, também transmitirão a liturgia, às 10h, a reza do terço, às 15h, e uma live, às 16h. Às 18h, Dom Thiago Stanislaw fará uma cerimônia de encerramento.
Publicidade
Youtube: www.youtube.com/IgrejaMatrizSãoJorgeQuintinoRJ
Publicidade
Igreja de São Jorge da Praça da República
Publicidade
As missas online serão transmitidas nos canais oficiais da Igreja de São Jorge da Praça da República às 7h, às 15h e às 18h.
Publicidade