Um fuzil e uma pistola foram apreendidos, além de carregadores e drogas
Um fuzil e uma pistola foram apreendidos, além de carregadores e drogasDivulgação
Por O Dia
Rio - O porta-voz da Polícia Militar afirmou que pelo menos nove pessoas morreram em ações policiais desde a noite de ontem no Rio, em um intervalo de 12 horas. Seis dessas eram criminosos, segundo o porta-voz Rafael Batista. A PM apura a identificação dos outros três. A declaração foi dada ao RJTV da TV Globo. Outras nove pessoas ficaram feridas nas ações.
Na noite de segunda-feira, a polícia matou um dos chefes do Morro dos Prazeres e um comparsa. Segundo a PM, o confronto aconteceu por volta das 22h na Rua Barão de Petrópolis, no Rio Comprido. Criminosos teriam atacado uma equipe da UPP da região, entre eles Marcelo da Silva Guilherme, o Marcelinho dos Prazeres, apontado como chefe do tráfico local.
Publicidade
Durante a manhã desta terça-feira, a Polícia Militar realizou operações em diversas comunidades da Zona Norte. As ações aconteceram no Morro da Providência, no Centro do Rio, no Morro do Juramento e na Mangueira, Zona Norte do Rio.
Publicidade
No Morro do Juramento, pelo menos sete pessoas ficaram feridas. A Polícia Militar socorreu os baleados para o Hospital Municipal Salgado Filho. Destes, quatro morreram. Todos seriam suspeitos.
Segundo a PM, equipes do 41º BPM em patrulhamento foram atacados por criminosos armados atravessando uma passarela na Avenida Martin Luther King, altura de Vicente de Carvalho, nas proximidades da comunidade Morro do Juramento. Por conta dos disparos, motoristas começaram a voltar na contramão na via.
Publicidade
Quatro fuzis, quatro pistolas, uma granada e drogas não contabilizadas foram apreendidos. A ocorrência encaminhada para a 44ª DP (Inhaúma), 27ª DP (Vicente de Carvalho) e Delegacia de Homicídios da Capital (DH).
Nas redes sociais, há denúncia de que um morador identificado como Gemerson Patrício de Souza que estava descendo a passarela para ir ao trabalho foi morto.
Publicidade
Até o momento, foram apreendidos quatro fuzis, uma pistola, granada e entorpecentes. A ocorrência está em andamento. A clínica Herbert de Souza em Tomás Coelho foi fechada por conta do confronto e a campanha de vacina, suspensa na unidade.
Morro dos Prazeres
Publicidade
Um tiroteio na Rua Barão de Petrópolis na noite de segunda-feira matou Marcelo da Silva Guilherme, o Marcelinho dos Prazeres, e um comparsa. Um PM teve a arma atingida por um disparo, mas não ficou ferido. Uma mulher de 39 anos, identificada como Bruna Barros, estava em uma van quando foi atingida no pescoço por uma bala perdida e socorrida ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. A caixa de supermercado estava a caminho da casa da filha de 19 anos, no Rio Comprido, que faz aniversário nesta terça-feira. O estado de saúde de Bruna é estável.
Um áudio que circula nas redes mostra o motorista da van avisando sobre a mulher baleada. No fundo é possível ouvir um disparo de arma de fogo. "Tiro na Barão, rapaziada. Mulher está baleada dentro da minha van!", alerta.
Publicidade
Um homem identificado como Alcemir Joaquim Santana, conhecido como Baby, de 30 anos, foi socorrido pelo SAMU encaminhado para Hospital Souza Aguiar. Ele foi baleado no abdômen, e está estável. O homem tem três anotações criminais.
Também deram entrada no mesmo hospital socorrido por populares: Denis Francisco Lima Paes, baleado nas nádegas, não resistiu e morreu na manhã desta terça-feira (27). Denis tinha duas anotações criminais; João Vitor Santos Rangel, 19 anos, atingido na perna, com estado de saúde estável; Thiago de Souza Silva, 32, com tiros no tórax e costas, encaminhado ao centro cirúrgico; e Bruna Barros Viana, socorrida por populares para Hospital Souza Aguiar com tiro no pescoço.  
Publicidade
A direção do Hospital Municipal Souza Aguiar afirmou que recebeu ao todo nove vítimas de disparos por armas de fogo, entre as quais quatro chegaram já mortas e cinco estão estáveis. A unidade não informou a identidade das vítimas e disse que os pacientes deram entrada entre a noite de segunda e a manhã desta terça-feira.
Na ação no Prazeres, a polícia apreendeu um fuzil, uma pistola, dois carregadores e drogas.
Publicidade
O Centro Municipal de Saúde do Santo Cristo foi fechado na manhã desta terça-feira e a campanha de vacinação, suspensa por conta da violência.
Na Mangueira, Zona Norte do Rio, os disparos começaram às 5h. Um policial militar ficou ferido no braço, mas tem quadro de saúde estável. Não houve prisões ou apreensões no local. No Morro da Providência, no Centro, há relatos de tiros desde as 5h43.
Publicidade
Matéria em atualização