Mãe de um dos mortos diz que está traumatizada com brutalidade
Mãe de um dos mortos diz que está traumatizada com brutalidadeEstefan Radovicz / Agência O Dia
Por O Dia
Rio - A Polícia Civil confirmou, neste sábado, a 29ª morte decorrente da operação policial da ultima quinta-feira no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio. Apesar da confirmação do óbito, a instituição não detalhou se a vítima estava internada em algum hospital da região ou se o corpo foi encontrado dentro da comunidade. 
A operação do Jacarezinho é considerada a mais sangrenta dos últimos anos. Para a polícia, todos os suspeitos mortos são considerados criminosos. Entre as vítimas fatais está o inspetor André Frias, baleado na cabeça
Publicidade
Na manhã deste sábado, parentes das vítimas estiveram no Instituto Médico Legal mas não se pronunciaram. Os corpos dos suspeitos ainda não foram liberados para os enterros, que se dividirão entre os cemitérios de Inhaúma e do Caju. Seis deles serão enterrados neste sábado e outros 13 neste domingo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, os baleados que morreram em hospitais do município já foram levados para o IML. Nesta sexta-feira, o governador Claudio Castro e o secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski, elogiaram a operação do Jacarezinho. 
Publicidade
O alto número de mortos dividiu opiniões entre os especialistas de segurança pública. A Organização da Nações Unidas pediu uma investigação paralela. O Ministério Público do Rio está acompanhando às perícias nos corpos.  
Até este sábado, dois dias após a operação, a Polícia não tinha a identificação de todos os mortos. Entre eles, três eram alvos da operação de quinta. 
Publicidade
Em nota, O MPRJ informou que as perícias nos corpos das vítimas do Jacarezinho foram encerradas no final da noite desta sexta-feira (07). Acompanhado por um médico legista do MPRJ, o trabalho está sendo analisado para a elaboração de um relatório técnico, laudos e esquemas de lesões.
Já a defensoria disse que vem acompanhando todos os casos de direitos violados durante a operação e que deve informar os próximos passos.

São eles:

Richard Gabriel da Silva Ferreira, conhecido como 'Kako';
Isaac Pinheiro de Oliveira, conhecido como 'Pee da Vasco';
Rômulo Oliveira Lúcio, conhecido como 'Romulozinho'.