Cientistas alemães afirmam ter desvendado o problema nas vacinas que têm causado coágulos
Cientistas alemães afirmam ter desvendado o problema nas vacinas que têm causado coágulos Foto: Reprodução REUTERS/Sergio Perez
Por O Dia
Rio - O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou nas redes sociais nesta quarta-feira (12), o calendário de vacinação contra a covid-19 para a próxima semana, começando no dia 17 de maio, até o mês de outubro. Na publicação, estão contemplados, além dos grupos prioritários, pessoas com idades entre 59 e 18 anos.

Segundo Paes, a cidade tem recebido de forma regular e em mais quantidade os imunizantes contra o novo coronavírus, em especial o da Astrazeneca, o que permite mais previsibilidade na divulgação do calendário

“Pretendemos ao longo das próximas semanas terminar a vacinação de todas pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente. Depois disso, voltaremos a vacinação por idade. Não havendo mais qualquer atraso na entrega das vacinas, pretendemos até outubro ter aplicado a primeira dose em todos os cariocas acima de 18 anos”, escreveu o prefeito.

Nas duas últimas semanas de maio, entre os dias 17 e 29, as doses serão oferecidas para pessoas com idades de 45 a 18 anos dos grupos prioritários, respeitando a faixa etária, sendo eles pessoas com comorbidades listadas no Plano Nacional de Imunização (PNI); com deficiência permanente; trabalhadores da saúde e guardas municipais envolvidos diretamente nas ações de combate ao novo coronavírus, de vigilância das medidas de distanciamento social em contato constante com o público.

Também podem procurar os postos de imunização, em qualquer dia, pessoas com doença renal crônica em diálise e pessoas com síndrome de Down, maiores de 18 anos. A partir de 31 de maio e até o dia 30 de junho, a vacina fica disponível para pessoas com idades de 59 a 51 anos, também respeitando os dias para cada idade.

Entre os dias 1 e 31 de julho, é a vez dos cariocas com 50 a 42 anos, seguindo os dias indicados pela Secretaria Municipal de Saúde. Em agosto, será imunizado o grupo com idades de 41 a 33 anos. Já em setembro, a vacina chega para pessoas dos 33 aos 24 anos. Por fim, em outubro, é a vez dos cariocas com idades entre 24 a 18 anos. Confira o calendário.
Grupos prioritários - Divulgação
Grupos prioritáriosDivulgação


Publicidade
 
 
Publicidade
Vacinação no mês de junho - Divulgação
Vacinação no mês de junhoDivulgação

Vacinação no mês de julho - Divulgação
Vacinação no mês de julhoDivulgação
Publicidade
Vacinação no mês de agosto - Divulgação
Vacinação no mês de agostoDivulgação

Vacinação no mês de setembro - Divulgação
Vacinação no mês de setembroDivulgação

Publicidade
Vacinação no mês de outubro - Divulgação
Vacinação no mês de outubroDivulgação
De acordo com especialistas, todas as vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil são seguras e certificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde. Em caso de reações leves, moderadas ou graves, é preciso procurar a unidade de saúde onde a pessoa foi vacinada para que seja notificado o caso.