Segundo Paes, a cidade tem recebido de forma regular e em mais quantidade os imunizantes contra o novo coronavírus, em especial o da Astrazeneca, o que permite mais previsibilidade na divulgação do calendário
“Pretendemos ao longo das próximas semanas terminar a vacinação de todas pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente. Depois disso, voltaremos a vacinação por idade. Não havendo mais qualquer atraso na entrega das vacinas, pretendemos até outubro ter aplicado a primeira dose em todos os cariocas acima de 18 anos”, escreveu o prefeito.
Nas duas últimas semanas de maio, entre os dias 17 e 29, as doses serão oferecidas para pessoas com idades de 45 a 18 anos dos grupos prioritários, respeitando a faixa etária, sendo eles pessoas com comorbidades listadas no Plano Nacional de Imunização (PNI); com deficiência permanente; trabalhadores da saúde e guardas municipais envolvidos diretamente nas ações de combate ao novo coronavírus, de vigilância das medidas de distanciamento social em contato constante com o público.
Também podem procurar os postos de imunização, em qualquer dia, pessoas com doença renal crônica em diálise e pessoas com síndrome de Down, maiores de 18 anos. A partir de 31 de maio e até o dia 30 de junho, a vacina fica disponível para pessoas com idades de 59 a 51 anos, também respeitando os dias para cada idade.
Entre os dias 1 e 31 de julho, é a vez dos cariocas com 50 a 42 anos, seguindo os dias indicados pela Secretaria Municipal de Saúde. Em agosto, será imunizado o grupo com idades de 41 a 33 anos. Já em setembro, a vacina chega para pessoas dos 33 aos 24 anos. Por fim, em outubro, é a vez dos cariocas com idades entre 24 a 18 anos. Confira o calendário.