Diversos municípios do RJ enfrentaram um período turbulento com a vacinação para a 2° dose da CoronaVac, em função da baixa produção do imunizante feito pelo Instituto Butantan. A fabricação chegou a ser paralisada por falta do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), oriundos da China.
“Essa semana finalizamos toda a fila para a segunda dose da CoronaVac. Se você está no momento de tomar a sua segunda dose da vacina, procure uma unidade de saúde no Rio”, disse o secretário Daniel Soranz em entrevista para o programa Bom Dia Rio, da TV Globo.
O novo posto de vacinação no Espaço Hall atenderá o público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Hoje a campanha atenderá homens de 45 anos com comorbidades e pertencentes aos grupos prioritários.
A média móvel de casos confirmados de contaminação pela covid-19 na cidade passou por uma redução desde o início de maio. No sábado (15), o índice alcançou 246 registros da doença. O secretário de Saúde reforçou que a vacinação avança no município e relembrou o anúncio feito na sexta-feira (14) pelo prefeito Eduardo Paes, que tinha planejado nesta semana o estabelecimento de um decreto para o retorno de eventos-testes na cidade. Soranz disse que a medida deve ser feita “mais para frente”.
Pessoas vacinadas podem fazer visitas nas alas covid-19 dos hospitais
A prefeitura permitiu nesta segunda que pessoas imunizadas contra a covid-19 possam fazer visitas a pacientes contaminados pela doença nos hospitais do município. A medida vale para unidades da rede pública e privada, compreendendo unidades municipais, estaduais e federais.
Soranz disse que as unidades de saúde têm autonomia para autorizar ou não as visitas. As regras da prefeitura estabelecem apenas a visita para quem recebeu as duas doses da vacina e aguardou o período de duas semanas após a vacinação podem fazer o acompanhamento de pessoas contaminadas.
“Cada hospital tem a sua autonomia para planejar como vai fazer isso, quando vai fazer isso e qual a quantidade de pacientes. Havia uma vedação para todos os hospitais e agora ela tá sendo liberada, com a decisão de cada hospital no momento ideal para fazer essa retomada”, concluiu o secretário.