Projeto de lei prevê ações de combate à intolerância religiosa
Projeto de lei prevê ações de combate à intolerância religiosa Divulgação
Por O Dia
Rio - A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (19), o Projeto de Lei 1772/ 2019, que dedica o mês Abril Verde a ações de combate, prevenção e conscientização contra a intolerância religiosa no estado. Durante a pandemia, a intolerância não cessou no Rio. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública, houve, em média, em 2020 mais de três casos por dia de crimes no estado relacionados à intolerância e/ou de cunho étnico-racial.
De autoria da deputada estadual Renata Souza (PSOL), em co-autoria dos deputados Flavio Serafini, Eliomar Coelho e Waldeck Carneiro, esse projeto de lei obriga o Executivo (inclusive as autarquias), Legislativo e Judiciário estaduais a criar uma agenda para todo mês de abril com palestras, debates, rodas de conversa, exibição de filmes e apresentações teatrais referentes ao tema.

As escolas estaduais e as concessionárias de transporte rodoviário, aquaviário, ferroviário e metrô deverão promover campanhas educativas de conscientização e de propaganda contra a intolerância religiosa. Também no mesmo sentido, numa ação de efeito simbólico, todo ano, os prédios públicos estaduais deverão ser iluminados com a cor verde.

Esse Projeto de Lei foi construído coletivamente a partir da demanda criada pelos movimentos sociais de luta contra a intolerância religiosa, que tem se expressado em crimes de ultraje a cultos, injúria e/ou violência contra religiosos.
Publicidade