Ao todo, a Fiocruz já entregou ao Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS) 41,1 milhões de doses da vacina
Ao todo, a Fiocruz já entregou ao Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS) 41,1 milhões de doses da vacinaErasmo Salomão/MS
Por O Dia
Rio - A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmou, nesta sexta-feira, que o estado do Rio apresentou aumento no número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) nas últimas três semanas. A análise consta no último boletim de Infogripe da fundação, feita em números da semana 19, de 9 a 15 de maio. 
Ainda segundo a Fiocruz, a SRAG pode ser causada por vários vírus respiratórios, mas, neste ano, cerca de 99% dos óbitos por SRAG são causados pela covid-19.
Publicidade
Além do Rio, outros estados também tiveram aumento nos casos: Amazonas; Maranhão; Mato Grosso do Sul; Paraíba; Paraná; e Tocantins (nas últimas seis semanas). E o Distrito Federal, assim como o Rio de Janeiro, também teve uma crescente na síndrome respiratória aguda grave nas últimas três semanas.
Já a Bahia; o Espírito Santo; Goiás; Mato Grosso; Pernambuco; Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; Sergipe e São Paulo, apresentaram indícios de interrupção de queda.
Publicidade
E os estados com tendência de estabilização é o Piauí e Minas Gerais. 
"Diversos desses estados ainda estão com valores similares ou até mesmo superiores aos picos observados ao longo de 2020. Tais estimativas reforçam a importância da cautela em relação a medidas de flexibilização das recomendações de distanciamento para redução da transmissão de covid-19", diz Marcelo Gomes, coordenador do Infogripe.