Para fazer o licenciamento e obter o CRLV digital de 2021, é preciso pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), no valor de R$ 219,37. O boleto é disponível através do site do banco Bradesco (www.bradesco.com.br). Por determinação do governo federal, a taxa DPVAT, referente ao licenciamento de 2021, não está sendo cobrada. Mas o proprietário precisa já ter quitado o DPVAT de 2020 e dos anos anteriores, assim como a GRT dos anos anteriores.
Após a compensação das taxas, o usuário estará apto a usar o documento digital, chamado de CRLVe. Para isso, basta acessar o site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou baixar no celular o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. No aplicativo, um tutorial explica os procedimentos. O primeiro passo é se registrar no serviço 'gov.br'. Depois, é necessário entrar no aplicativo, fazer o login e selecionar 'veículos'; em seguida, informar o número do Renavam e o número de segurança do CRV (encontrado no antigo DUT, com 11 caracteres). Por fim, basta clicar em 'incluir'. O CRLV digital estará disponível dias após o pagamento das taxas.
Depois de pagar a GRT, aguarde até 15 dias úteis para o pagamento ser compensado no banco e o aplicativo reconhecer a regularização. Se o CRLV de 2021 não for logo disponibilizado, o documento de 2020 valerá até o fim do prazo para o licenciamento de 2021 - que este ano foi estendido, pelo menos, até o fim de setembro, por causa da pandemia.
Para veículos movidos a GNV (Gás Natural Veicular), é exigido também o Certificado de Segurança Veicular (CSV) do ano vigente. Caso aconteça de seguir os procedimentos acima e, mesmo assim, o documento não ser baixado, tente atualizar seu aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Faça logout e entre novamente. Ou exclua o documento anterior e repita o procedimento de atualização do app.
- Final de placa 3, 4 e 5 => Até 31/10/2021
- Final de placa 6, 7 e 8 => Até 30/11/2021
- Final de placa 9 e 0 => Até 31/12/2021