Tiro atingiu vidro de helicóptero e acertou a panturrilha do piloto
Tiro atingiu vidro de helicóptero e acertou a panturrilha do pilotoReprodução
Por O Dia
Rio - Associações de imprensa divulgaram uma nota repudiando o ataque ao helicóptero da Record TV na manhã desta sexta-feira. O piloto da aeronave foi atingido na perna enquanto sobrevoava a região da Mangueira, na Zona Norte do Rio. Identificado como Darlan da Silva Santana, ele conseguiu fazer um pouso de emergência no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Engenho de Dentro.
Em nota de repúdio conjunta, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) consideram o ataque como "atentado" e de "extrema gravidade".
Publicidade
As associações afirmaram que "É inaceitável que a imprensa seja submetida a este nível de violência. ABERT, ANER e ANJ seguirão empenhadas em coibir toda e qualquer represália ao trabalho jornalístico e pedem providências imediatas às autoridades locais para o esclarecimento do caso e rigorosa apuração dos fatos".
O ataque
Publicidade
Um piloto de helicóptero da Record TV foi baleado no joelho direito, na manhã desta sexta-feira (28), enquanto sobrevoava a região da Mangueira, na Zona Norte do Rio. O quartel do Corpo de Bombeiros do Méier foi acionado às 7h50 para a ação. Darlan foi levado para o Hospital Municipal Salgado Filho e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o paciente tem quadro de saúde estável. Além do piloto, um cinegrafista também estava na aeronave, mas não se feriu.
Na região da Mangueira, o intenso confronto entre policiais e criminosos assustou moradores que precisaram sair para trabalhar. De acordo com a PM, agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Mangueira realizavam policiamento pela Rua Visconde de Niterói quando criminosos armados atiraram contra os policiais. Outras equipes da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) e do 4º BPM (São Cristóvão) foram acionados para dar apoio.
Publicidade
A Polícia Civil informou que a ocorrência será registrada na 17ª DP (São Cristóvão), que solicitou uma perícia na aeronave para identificar o tipo de armamento que a atingiu e de onde partiram os disparos que também feriram o piloto.