Fábio Sodré da Silva, conhecido como Cachorrão, é um dos alvos da operação. Ele é apontado como o líder da comunidade de Guaxindiba, em São GonçaloDivulgação

Por O Dia
Rio - Policiais civis da 74ª DP (Alcântara) e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram, na manhã desta segunda-feira, uma operação para cumprir mandados de prisão contra traficantes que atuam na comunidade de Guaxindiba, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Entre os mandados, havia dois contra Fábio Sodré da Silva, o 'Cachorrão', líder do tráfico da comunidade, que não foi encontrado pelos agentes. De acordo com as investigações, Fábio Sodré tem loteado terrenos e expulsado moradores que não aceitam pagar a quantia imposta pela área, que pode variar de R$ 3 mil a R$ 5 mil. Cinco mandados foram cumpridos.
Publicidade
A polícia também informou que quem não aceita realizar o pagamento desses valores é expulso de sua casa ou tem seu terreno invadido. O criminoso também é apontado como um dos autores do duplo homicídio contra uma mulher que negociava os terrenos na região, e seu marido.
Além dos segundos mandados, outras duas pessoas suspeitas foram conduzidas para a delegacia, onde prestarão esclarecimentos. Um carro e uma moto roubadas também foram apreendidas pelos agentes. Principal alvo da operação, Fábio Sodré não foi encontrado.
Publicidade
A segunda fase da ação, nomeada de 'Operação Estrada Segura', tem como objetivo combater crimes na BR-101, na altura de São Gonçalo. Os agentes cumprem mandados de prisão contra suspeitos de roubos de cargas e outros bandidos envolvidos em assaltos com privação de liberdade, roubos de veículos, crimes de extorsão, tráfico e associação ao tráfico de drogas.
A operação também tem como objetivo retirar veículos irregulares que são usados nos deslocamentos dos bandidos, reprimir a ação de mototaxistas associados ao tráfico de drogas e remover barricadas que possam impedir o direito de ir e vir dos moradores da região. Contra Fábio, também há dois mandados de prisão em aberto. 
Publicidade
Primeira fase da operação
Na primeira fase da operação "Estrada Segura", no final de fevereiro, os agentes foram a três comunidades de São Gonçalo para cumprir mandados de prisão contra criminosos que, além de envolvimento com o tráfico de drogas e roubos, são responsáveis por praticar assaltos com privação de liberdade. Nove pessoas foram presas, nove motos roubadas foram recuperadas, além de farta quantidade de drogas, uma pistola e um simulacro de arma de fogo apreendidas.

Os criminosos alvos da operação são investigados em diversos casos. Os roubos de carga são cometidos principalmente na BR-101 e na RJ-104, vias que dão acesso a comunidades de São Gonçalo. Os traficantes também são acusados de sequestrar vítimas e mantê-las presas por um tempo enquanto realizam saques com cartões delas.