Confusão entre guardas municipais e ambulantes na Penha, Zona Norte do RioDivulgação

Por O Dia
Rio - Agentes da Guarda Municipal entraram em confronto com ambulantes que resistiram à retirada de barracas de camelô na Avenida Braz de Pina, na Penha, Zona Norte do Rio, nesta quinta-feira. Guardas municipais chegaram ao local com um caminhão para remover as barracas que ficam em frente ao supermercado Guanabara.
Ao perceberem a ação, os ambulantes tentaram impedir que os materiais fossem levados, disparando objetos contra as equipes, que revidaram com spray de pimenta e gás lacrimogêneo, também chamados de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO).

Houve confusão e comerciantes precisaram fechar as portas dos estabelecimentos para proteger os clientes. Em um dos vídeos recebidos pelo DIA, é possível ver pessoas correndo tentando se proteger do confronto.
Publicidade
Pouco antes de iniciar a ação, a Guarda Municipal havia anunciado que equipes do Grupamento Tático Móvel estariam atuando em missões de ordenamento urbano no Centro do Rio e também na Penha Circular, na Zona Norte. Procurada, a Polícia Militar informou que, no fim da manhã desta quinta-feira (24), policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Parque Proletário foram deslocados devido à tentativa de fechamento da Avenida Bráz de Pina, na Penha, Zona Norte da cidade do Rio. No local, houve necessidade de uso de tecnologia de menor potencial ofensivo para conter um princípio de tumulto. Não houve detidos ou relatos de feridos.
A Polícia Civil ainda não se pronunciou sobre o caso.