Sistema BRT, ônibus convencionais e vans não vão mais aceitar o cartão no modelo antigo a partir de sexta-feira (2)Divulgação

Por O Dia
Rio - A troca dos cartões antigos do tipo Vale-Transporte chega à última etapa após oito meses. Os ônibus, vans e o sistema BRT terão os validadores atualizados para a leitura do novo cartão Riocard Mais e não aceitarão mais os modelos antigos, que funcionarão até esta sexta-feira (2), quando será concluída a atualização em todos os veículos de transporte do município do Rio.
A medida é necessária para a evolução do sistema de bilhetagem eletrônica. O cartão Riocard Mais é o único aceito em todos os modais e pode ser utilizado em 43 cidades do Estado do Rio de Janeiro. Quem ainda não fez a troca pelo novo modelo na cor laranja deve aproveitar esquema especial organizado em estações, terminais e lojas Riocard Mais.
Publicidade
A expectativa é efetuar a substituição de aproximadamente 40 mil cartões antigos de clientes que deixaram para a última hora a troca dos modelos. Aqueles que perderem o prazo, até sexta-feira (2), deverão se dirigir a uma das lojas Riocard Mais. A troca é apenas para cartões VT, já que o tipo Expresso já foi substituído e não há data marcada para os modelos de gratuidade (Escolar, Sênior e Especial).
Mais de 1,3 milhão de cartões antigos do tipo VT já foram substituídos pelo novo modelo, na cor laranja, desde a retomada do sistema de troca gratuita em outubro de 2020. A gerente de Marketing do Riocard Mais, Melissa Sartori, explicou que a mudança no sistema aconteceu de maneira gradual para evitar transtornos aos clientes.

"Entramos na última etapa de atualização dos validadores, um momento importante para a evolução do sistema da Riocard Mais. Desde o início, optamos por um processo gradual, dividindo o Estado por regiões, justamente para evitar transtornos aos clientes. É preciso lembrar que a troca dos cartões não termina na sexta (2), mas o cartão antigo precisa ser substituído por conta da atualização dos equipamentos de leitura", explicou.
Publicidade
Passageiros que quiserem saber onde trocar os cartões podem conferir os endereços no site riocardmais.com.br. As lojas Riocard Mais funcionarão em dias úteis até às 19h com distribuição de senhas. Postos de troca em terminais rodoviários no Rio e Região Metropolitana foram planejados. Em caso de dúvidas, a empresa disponibiliza o atendimento virtual pelo WhatsApp (2127-4000) e o site cartaoriocard.com.br/rcc/institucional/trocavt para consulta de prazos.
Os cartões que não forem trocados no prazo determinado, até sexta (2), serão desabilitados para uso no transporte público. O saldo restante no cartão antigo será transferido automaticamente para o novo cartão Vale-Transporte quando o cliente concretizar a substituição dos modelos.