Operação se estendeu para outros bairros do Rio de JaneiroReginaldo Pimenta

Por Anderson Justino
Rio - A Prefeitura do Rio e as polícias Civil e Militar realizaram, na manhã desta quinta-feira (1º), uma operação para combater irregularidades em ferros-velhos na Radial Oeste, nas proximidades da Mangueira e Maracanã, na Zona Norte do Rio. A operação se estendeu para outros bairros como Honório Gurgel, Rocha Miranda e Turiaçu, na Zona Norte.
O principal objetivo da operação era coibir o comércio de materiais oriundos de furtos, principalmente cobres furtados na rede elétrica da SuperVia, da light e da rede de internet. De acordo com as autoridades de segurança, esse tipo de criminalidade interfere na vida da população. "A gente começa hoje um programa de forma definitiva. Não vamos parar. Não vai ser uma ação isolada, será um projeto definitivo para combater irregularidades e recuperar nossa cidade", garantiu o secretário municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
A Secretaria de Ordem Pública (Seop) informou que a operação verificou alvarás de funcionamento dos estabelecimentos e também a procedência dos materiais comercializados. Ao todo, 11 ferros-velhos foram inspecionados. Em um deles, na Rua São Francisco Xavier, no Maracanã, foram apreendidos 12 aros de guarnição de tampa de ferro, 11 tampas de bueiro, seis grades, dois containers de lixo e um cabo de alumínio.
Ligações clandestinas de água e energia foram identificadas e removidas pela Cedae e Light, respectivamente. O estabelecimento não tinha alvará de funcionamento. Um homem de 40 anos, que seria o responsável pelo local, foi detido e levado para a 19ª DP (Tijuca), onde foi autuado por furto e receptação qualificada de bens e instalações do patrimônio público. Na delegacia, foi verificado que alguns itens pertenciam à prefeitura do Rio.
Em nota a Polícia Militar informou que policiais do 6º BPM (Tijuca) participaram da operação que contou, também, com o apoio da Light, concessionária de energia elétrica. A empresa constatou furto de energia no estabelecimento fechado na operação. Já a SuperVia informou que o furto de fios da rede elétrica atinge constantemente a circulação dos trens.
Nesses cinco primeiros meses do ano, a concessionária registrou 161 casos de furtos de cabos de sinalização e de rede aérea, o que representa mais que o triplo do mesmo período do ano passado. "Somente de janeiro a maio de 2021, foram furtados mais de 12 mil metros de cabos, causando um prejuízo de R$ 899 mil".
"Do início do ano até a primeira quinzena de junho, a circulação dos ramais já foi prejudicada 60 vezes devido a furto de cabos e 36 vezes em função de furto de grampos, peças que fixam os trilhos aos dormentes. Nessas ocasiões, os trens precisaram aguardar ordem de circulação, o que gerou atrasos, ou a operação precisou ser parcialmente suspensa".
Um outro estabelecimento, na Rua das Safiras, em Rocha Miranda, foi autuado por falta de alvará de funcionamento e um outro na Rua Ururaí, no mesmo bairro, foi multado por ausência de licenciamento sanitário. Outras ações para coibir irregularidades serão programadas e realizadas pela Seop. A ação também contou com apoio da Comlurb, Subprefeitura da Grande Tijuca, Guarda Municipal, Secretaria de Conservação e Instituto Municipal de Vigilância Sanitária.
"Hoje marcamos o início de uma série de operações para prevenir a ocorrência de crimes que geram grande prejuízo para a população e para os cofres públicos. Sabemos que peças de ferro e cobre, produtos de furto, percorrem um caminho que acaba resultando em atividades clandestinas em ferros-velhos. Essas ações demonstram que a prefeitura do Rio não vai tolerar esse tipo de atividade ilegal", continuou Carnevale.


Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.