Agentes se reúnem na Barra da Tijuca para a Operação Petróleo RealMARCOS PORTO

Por O Dia
Rio - Uma operação conjunta do Ministério da Justiça com o Procon-RJ, Polícia Civil e Agência Nacional de Petróleo fiscalizou, nesta quinta-feira (8), postos de combustíveis da Região Metropolitana e do interior do estado do Rio. O objetivo da Operação 'Petróleo Real' era apurar a qualidade dos combustíveis, possíveis irregularidades nas bombas e também nos protocolos funcionamento dos postos, como a falta de itens obrigatórios como extintores de incêndio.
Os fiscais vistoriaram 42 postos, sendo 29 autuados por diversas irregularidades. Alguns problemas encontrados foram: preços expostos de maneira que induzem o consumidor em erro; ausência de painel com os valores e incidência de impostos, infringindo o decreto da transparência; posto sem bandeira com identidade visual que remete à outro com bandeira; ausência de licença municipal de operação; ausência de livro de reclamações e do código de defesa do consumidor, entre outras irregularidades.
Publicidade
Os agentes aferiram 555 bicos de combustíveis e lacraram 26, por ter sido constatado bomba baixa, que é quando o consumidor recebe menos combustível do que o informado na bomba, ou por apresentar vazamento de combustível.
Um posto em São Pedro D’Aldeia foi interditado por não possuir extintores de incêndio. Enquanto um estabelecimento no Rio de Janeiro foi parcialmente interditado já que um andaime estava instalado para realização de obras no teto, ao lado da bomba de GNV em funcionamento, colocando em risco a vida do consumidor. Ambos foram autuados.
Publicidade
Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ, diz em vídeo que equipes fizeram uma operação nesta quinta em bairros do Rio para apurar a qualidade dos combustíveis e possíveis irregularidades nas bombas dos postos.

Crédito: Marcos Porto / Agência #ODia pic.twitter.com/IO6kzLohuA
Publicidade
A operação começou por volta das 9h30. Na capital, os agentes atuaram na Barra da Tijuca e em Jacarepaguá, em bairros como Gardênia Azul e Cidade de Deus.
Ao todo, 120 servidores participaram da ação. Além da Região Metropolitana, a operação também aconteceu na Região Serrana, Região dos Lagos, Norte Fluminense e Costa Verde, com o apoio dos Procons Municipais de São Pedro Da Aldeia, Rio das Ostras, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Araruama, Macaé, Campos dos Goytacazes, Friburgo, Nilópolis e Rio de Janeiro.