Segunda dose foi adiantada de 12 para oito semanas em alguns municípios do Rio de JaneiroFoto: Reprodução.

Rio - Após a orientação em antecipar o intervalo da segunda dose da AstraZeneca, de 12 para 8 semanas, e a carta branca da Secretaria de Estadual de Saúde (SES) para os municípios, cada prefeitura está analisando se vai aderir ou não à antecipação. Algumas cidades já criaram até um novo calendário. Confira o posicionamento das prefeituras que responderam ao DIA.
Rio de Janeiro - A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que não vai reduzirá, neste momento, o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina AstraZeneca. "A medida tem o objetivo de garantir a eficácia máxima do imunizante, seguindo assim a orientação da bula do fabricante", disse a SMS.
Publicidade
Niterói - A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou que ainda está estudando a antecipação da aplicação da segunda dose de Astrazeneca na cidade.
São Gonçalo - A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo informaram que estão avaliando se antecipará a aplicação da segunda dose da Astrazeneca.
Publicidade
Itaboraí - A Prefeitura de Itaboraí disse estar aguardando as orientações do governo e que está revendo o seu calendário de vacinação para seguir com a redução do intervalo da segunda dose da vacina AstraZeneca de 12 para 8 semanas.
Magé - A Prefeitura de Magé disse estar seguindo a orientação da Secretaria de Estado de Saúde de antecipar a segunda dose, atendendo o intervalo mínimo de oito semanas da primeira aplicação para garantir a indicação que consta na bula do imunizante.
Publicidade
Itaguaí - A Secretaria Municipal de Saúde informou que a antecipação foi adotada por demanda, e não estratégia. Isto é, qualquer munícipe que manifeste a vontade de reduzir o intervalo entre as doses da AstraZeneca para oito semanas, a unidade de saúde vai vaciná-lo. "A Secretaria informa ainda que o prazo é de 8 a 12 a semanas, mas não há erro algum se a pessoa for vacinada antes. No entanto, para que o município adote esta medida como estratégia existe todo um estudo para que de fato isso seja estabelecido."
Duque de Caxias - A Secretaria Municipal de Saúde informou que o município vai adotar recomendação do Governo do Estado entre quarta-feira (14) e sábado (17) e vai contemplar todos que receberam a
primeira dose até o dia 17 de maio, o que corresponde a oito semanas e dois dias após a vacinação. "A medida tem o objetivo de acelerar ainda mais a cobertura vacinal e o número de pessoas imunizadas contra a Covid-19 no município.

Para a vacinação antecipada, o município vai disponibilizar 16 postos de vacinação, de quarta-feira (14) a sábado (17), das 8h às 13h. A Prefeitura alerta que só poderão receber a segunda dose de Astrazeneca antecipada quem recebeu a primeira até o dia 17 de maio, para isso é obrigatório a apresentação do cartão de vacinação e de documento de identificação no local.

Veja as unidades de saúde que funcionarão, das 8h às 13h, na aplicação
da segunda dose de Astrazeneca antecipada:
- UPH Campos Elíseos
- UPH Equitativa
- UPH Imbariê
- UPH Pilar
- UPH Saracuruna
- UPH Xerém
- UBS Antônio Granja (Parque Fluminense)
- UBS Alaide Cunha (Copacabana)
- UBS Barão do Amapá
- UBS José Camilo (Jardim Primavera)
- UBS José de Freitas (Vila Operária)
- UBS Sarapuí
- ESF Jardim Gramacho
- ESF Jardim Leal
- ESF Parada Angélica
- Hospital Municipal Duque (Parque Senhor do Bonfim)

A Prefeitura também está disponibilizando o canal direto 'Informativo Covid', através do WhatsApp (21) 98880-9306, para que a população possa tirar dúvidas e obter informações atualizadas sobre a vacinação no município.
Publicidade
São João de Meriti - A Secretaria de Saúde de São João de Meriti vai aderir, já a partir desta terça-feira (13), à redução do intervalo da aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca, para 60 dias. 
Nova Iguaçu - A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu confirmou que vai antecipar a aplicação da segunda dose da Astrazeneca/Oxford. Disse ainda que o calendário está sendo montado e será divulgado em breve.
Publicidade
Belford Roxo - A Secretaria Municipal de Saúde disse que está estudando se irá ou não antecipar o intervalo da segunda dose da vacina Astrazeneca.
Mesquita - A Coordenadoria de Imunização de Mesquita informou que está aguardando um posicionamento oficial da Secretaria de Estado de Saúde, direcionado ao município, para se manifestar sobre isso.
Publicidade
Queimados - A Secretaria Municipal de Saúde disse que vai seguir com o calendário de vacinação contra a Covid-19 conforme anunciado na última sexta-feira (9). "Apesar do estado ter orientado sobre a antecipação no intervalo da segunda dose da AstraZeneca, nossa equipe técnica irá analisar a decisão na próxima semana, de acordo com o número de doses que o município irá receber", disse.
Nilópolis - A Prefeitura informou que até o momento não vai alterar o intervalo.
Publicidade
Tanguá - A Secretaria Municipal de Saúde disse que vai manter o intervalo da segunda dose para 12 semanas como recomendado pelo Ministério da Saúde. O município alega que ainda não recebeu nenhum documento oficial, por parte da SES, a respeito da antecipação da segunda dose da vacina AstraZeneca para 8 semanas.
Rio das Ostras - A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras disse que não vai antecipar, até o momento, pois ainda não recebeu nenhum documento oficial da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.
Publicidade
Nova Friburgo - A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo disse ainda não ter recebido a documentação do Governo do Estado e do Ministério da Saúde que autoriza a redução do intervalo da segunda dose do imunizante.
Angra dos Reis - A Secretaria de Saúde informou que a partir desta terça-feira (13), os pacientes que forem imunizados com a primeira dose de vacina AstraZeneca em Angra dos Reis serão agendados para a segunda dose com oito semanas.
Publicidade
Em atualização.