Rio confirma dois casos da variante DeltaAscom PMG / Divulgação

Rio - A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) informou que identificou dois casos de síndrome gripal por covid-19 relacionados à variante Delta, após sequenciamento genômico, na cidade. De acordo com a SMS, tratam-se de dois homens de 27 e 30 anos, moradores dos bairros de Vila Isabel e Paquetá. Antes deles, uma jovem de Seropédica também se contaminou com a variante. A investigação epidemiológica está em curso pelas equipes da Vigilância em Saúde. 
Segundo a pasta, a SMS segue fazendo o acompanhamento epidemiológico da pandemia na cidade e, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde e a Fiocruz, o monitoramento da entrada de diferentes cepas. 
Publicidade
Independentemente da variante, as medidas preventivas são as mesmas. A população deve manter o distanciamento, usar máscaras e higienizar as mãos com álcool 70 ou, quando possível, água e sabão; além das demais medidas de proteção à vida estabelecidas na Resolução Conjunta SES/SMS Nº 871 de 12/01/21, que podem ser consultadas em https://coronavirus.rio.
Jovem infectada 
Publicidade
A contaminação pela variante Delta da covid-19 da jovem de 22 anos de Seropédica pode ter acontecido em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do município da Baixada Fluminense, a paciente visitou uma amiga no bairro e pouco depois testou positivo para a doença. Este foi o único local fora do município em que ela esteve.
Seropédica investiga outras pessoas com quem a mulher teve contato no ambiente de trabalho. Ainda de acordo com a secretaria, as pessoas não viajaram e a transmissão é não local. A pasta descarta que a transmissão da variante Delta tenha tido origem no município.
Publicidade