Nova calendário de vacinação contra a covid-19 no RioDivulgação/Secretaria Municipal de Saúde

Rio - A prefeitura do Rio vai antecipar mais uma vez o calendário de vacinação contra a covid-19. Dessa vez, o calendário foi adiantado em 12 dias, terminando a imunização de toda a população adulta em 18 de agosto. Em 34 dias, todos os cariocas vão ter recebido pelo menos a primeira dose de alguma das vacinas contra a doença.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, em uma transmissão ao vivo nas redes sociais do prefeito Eduardo Paes. Ele afirmou ainda que no Rio haverá Réveillon e Carnaval, mas não deu detalhes sobre. 
Publicidade
Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a meta é ter, ao fim do novo calendário, 4.751.823 cariocas adultos imunizados com a primeira dose, representando 90% desse grupo. Até o momento, o Rio vacinou 3.440.133 pessoas, um equivalente a 68% da população. A expectativa é de que até 14 de novembro, toda a cidade esteja vacinada.
"Não é trivial essa notícia. Completamente imunizado, é todo mundo já tendo tomado a segunda dose. Isso me lembra que vai ter Carnaval e vai ter Réveillon. Isso aqui acontecendo (cumprimento do calendário), 14 de novembro está todo mundo imunizado. Essa é uma notícia excepcional. É um momento para a gente comemorar, porque falta pouco", celebrou o prefeito.
Publicidade
Na transmissão, Paes disse que adolescente também vão ser beneficiados com a antecipação. O grupo, que contempla idades entre 12 e 17 anos, vai receber a primeira dose da vacina da Pfizer a partir de 23 de agosto. O calendário para esse público termina em 10 de setembro, com uma repescagem para todas idades. A cidade do Rio foi a primeira a anunciar a vacinação de menores de idade. 
"Do final de agosto até a segunda semana de setembro, adolescentes serão vacinados contra a covid-19 na cidade do Rio. A nova etapa da campanha começa em 23 e 24 de agosto, quando jovens de 17 anos receberão a vacina", explicou o secretário de saúde. 
Publicidade
Já as doses de reforço para os idosos vão passar a ser oferecidas no mês de outubro. O secretário disse que, caso haja uma queda de imunidade da população de 80 anos ou mais, que ainda é analisada, o reforço chega aos idosos de 80 ou mais em outubro, em 70 ou mais em novembro e 60 ou mais em dezembro. "É uma decisão super importante, mas está em discussão. É uma população que tem mais dificuldade para produzir anticorpos. Ainda está em análise, mas é importante que a gente se planeje", declarou Soranz. 
Paes fez uma apelo para que os vizinhos incentivem uns aos outros a tomar a vacina. "Busque um vizinho seu que não se vacinou, para trazer e ajudar. Eu acho que a gente pode chegar até o meio de setembro e fazer muita repescagem. Vamos vacinar os adolescentes, mas vamos também fazer muita repescagem, para completar quem por acaso escapuliu da vacinação", declarou o prefeito. 
Publicidade
No anúncio, foi apresentado também um panorama do novo coronavírus na capital fluminense. Há seis semanas, não há pacientes aguardando na lista de espera para internação Houve queda de 96% para 77% na taxa de ocupação. O número de pacientes internados também caiu 40,9% e a cidade também registra diminuição de 44% no número de óbitos pela doença, na comparação entre os meses de maio e junho. 
O prefeito e o secretário alertaram que o risco de contaminação ainda é alto e que as medidas de proteção não podem ser desrespeitadas. "A alegria está chegando, mas o nível de transmissão ainda é alto, não podemos relaxar. Então, higienizar as mãos, usar a máscara e manter o distanciamento. Tomar os cuidados que a gente já está se acostumando", reforçou Paes. 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade