Prefeitura do Rio realiza Operação Ralo LimpoDivulgação/Marcelo Piu

Rio - A Prefeitura do Rio removeu 81 toneladas de resíduos em 12 dias da Operação Ralo Limpo, com a limpeza e a desobstrução de 1.258 bueiros em 14 vias com maior recorrência de alagamentos e bolsões de água na cidade. Coordenada pelo Centro de Operações Rio (COR), a ação começou no dia 5 de julho e continua nesta segunda-feira, dia 19. A iniciativa faz parte do planejamento estratégico do Plano Verão 21/22, para o período chuvoso entre os meses de novembro de 2021 e abril de 2022.
Publicidade
Ao todo, 220 profissionais - entre garis da Comlurb e equipes da Secretaria de Conservação - participaram da operação, que resultou, até o dia 16 de julho, na limpeza de 1.258 ralos nas avenidas Presidente Vargas, no Centro; Francisco Bicalho, no Santo Cristo; Armando Lombardi, Ministro Ivan Lins e Ayrton Senna, na Barra da Tijuca; Ministro Edgard Romero, em Madureira; e Ernani Cardoso, em Cascadura; nas ruas Bela, em São Cristóvão; Silva Freire e Vinte e Quatro de Maio, no Engenho Novo; Bulhões de Marcial, em Vigário Geral; estradas da Pedra, em Guaratiba; e do Galeão, na Ilha do Governador; e no Campo de São Cristóvão.
As equipes intensificaram o trabalho e 597 caixas de ralos foram limpas, com a desobstrução de 3.798 metros de rede de drenagem. O roteiro contemplará 50 vias da cidade até o mês de setembro, com base em mapeamento feito pelo Centro de Operações Rio. O trabalho envolve ainda equipes da Rio Águas, CET-Rio, Guarda Municipal e todas as subprefeituras.
Publicidade
A novidade deste ano foi a antecipação em dois meses do calendário de limpeza, permitindo não só a conclusão do trabalho antes do período chuvoso como o desenvolvimento de projetos e soluções a longo prazo. As operações ocorrem em horários alternativos, fora dos períodos de rush, para minimizar os impactos no trânsito.