Kits com café da manhã são distribuídos pelo casalReprodução

Rio - Um casal de advogados, moradores do Grajaú, na Zona Norte do Rio deu início a uma corrente do bem que já dura cerca de três anos. Desde 2017, Israel Oliveira e a esposa Virgínia Cortez, distribuem quentinhas para moradores de rua. Durante a pandemia, o casal notou um aumento na população vulnerável e começou a distribuir, além das quentinhas, kits de café da manhã. As refeições são servidas às quintas e domingo. O café da manhã, em todos os sábados.

“Vamos a favelas do Jacaré, Marechal Rondon e arredores da UERJ. Se sobrar vamos aos arredores da Mangueira”, conta.
Segundo Israel, são cerca de 150 a 200 quentinhas, com guaraná e copos de água gelada. Ele explica que, as pessoas em situação vulnerável, tem mais dificuldade em ter acesso também a água filtrada e por isso é importante entregar junto com as refeições. Já o café da manhã é composto por 80 kits com pão mortadela, bolo, biscoito, café e leite.

“O café ocorre todo sábado, na rua canavieiras 627. Tivemos essa ideia quando estava com minha esposa tomando café na varanda e ela comentou sobre as pessoas na rua, catadores. Depois disso fui ao mercado, postamos na internet e começou a ter repercussão, apareceram mais pessoas querendo ajudar, mas quem coordena tudo é minha esposa. Antes da pandemia tínhamos de oito a dez pessoas na equipe. Agora, às quintas temos quatro e aos domingos, eu faço a comida e a distribuição”, disse.

A ideia das refeições, segundo ele, começou após uma reunião da igreja que o casal frequenta. “Levamos uma quantidade de pão com linguiça, só que era um feriado prolongado, isso era abril 2017 e poucas pessoas apareceram naquele feriadão. Sobraram 85 pães então começamos então a andar de carro pela rua procurando pessoas pra poder aproveitar aquela comida. Na semana seguinte nós passamos a levar uma panela pra um evento na igreja e o outro uma panela exclusivamente pra distribuir pra pessoas na rua”, explicou.


Aqueles que quiserem ajudar podem doar arroz, feijão macarrão e proteínas (salsicha e frango) para as refeições de quinta e domingo e para o café da manhã: açúcar, leite mortadela, pão, biscoito, bolos e café. Para entrar em contato com Israel basta enviar um e-mail para advogadoisrael@gmail.com ou para o numero (21) 97238-5078.