Projeto ‘PaqueTá Vacinada’ imuniza os adolescentes neste domingo Divulgação

Rio - O Projeto 'PaqueTá Vacinada' começa uma nova fase neste domingo (25). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vacina os 400 adolescentes de 12 e 17 anos residentes da ilha. Os jovens irão receber a primeira dose da vacina Pfizer, como parte do estudo que analisa os efeitos da vacinação em massa, tais como a segurança do imunizante, a proteção também de pessoas não vacinadas e a eficácia a cada dose recebida.
A primeira fase do projeto foi em 20 de junho, onde todos os adultos a partir de 18 anos residentes da ilha tomaram a primeira dose. Esse primeiro grupo voluntário recebeu a primeira dose da AstraZeneca. Os adolescentes tomarão o imunizante da Pfizer, pois é único imunizante, atualmente, disponível no país com autorização da ANVISA para aplicação nesse público. A segunda dose das vacinas, tanto para adolescentes quanto para adultos, será aplicada em 15 de agosto.
Publicidade
LEIA MAIS: Prefeitura do Rio espera nova remessa de vacinas nesta semana para manutenção do calendário

Neste domingo, a vacinação acontecerá na unidade de saúde local, a UIS Manoel Arthur Villaboim, das 9h às 16h. Apenas os adolescentes residentes na ilha e que fizeram o teste rápido para covid-19 na etapa de inquérito sorológico serão vacinados na ação.
De acordo com o estudo, cerca de 21% das crianças e dos adolescentes da ilha apresentam anticorpos contra a covid-19 por já terem sido expostos ao vírus. Entre os adultos, esse número chegou a 40% entre os não vacinados antes da aplicação do imunizante.
Publicidade
Doses garantidas para o projeto
Na sexta-feira (23), a Prefeitura anunciou a suspensão da aplicação de primeira dose na capital. Contudo,  em relação às vacinas para a imunização da população da Ilha de Paquetá e do Complexo da Maré, na Zona Norte, o Secretário de Saúde do município, Daniel Soranz, garantiu que as doses não estão em falta e serão aplicadas para os moradores das duas regiões.
Publicidade
"Os imunizantes da Maré já estão reservados na Fiocruz para serem retiradas na quarta-feira. Esse lote não faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI), pois são doses reservadas especificamente para essas pesquisas", afirmou o secretário de saúde.
A vacinação na capital será retomada assim que o Ministério da Saúde enviar nova remessa de vacinas. Os postos de vacinação da cidade do Rio continuarão atendendo as pessoas agendadas para tomar a segunda dose nos próximos dias.