Sefras distribui refeições para moradores de rua no Largo da CariocaMarcos Porto/Agencia O Dia

Rio - Com a chegada da frente fria a partir desta quarta-feira (28) na cidade do Rio, organizações sociais realizam campanhas de arrecadação de roupas de frio, agasalhos e cobertores, além da distribuição de comida para pessoas em situação de rua que sofrem com as baixas temperaturas nessa época do ano. O Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) distribui, diariamente, no Largo da Carioca, no Centro, 380 refeições para moradores de rua e, nesta quarta-feira, ainda doou kits com agasalhos, cobertores e meias.
Publicidade
"Com a questão da frente fria que está chegando, a gente vai distribuir agasalhos e cobertores na parte da tarde (desta quarta-feira), mas o número que a gente tem não é suficiente para todo mundo", disse Nicolas Pereira, assistente de captação do Sefras.
O Sefras é uma organização humanitária que luta no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis, através da doação de alimentos, cobertores e roupas de frio, como agasalhos e meias, por pessoas físicas e empresas.
Publicidade
Nicolas contou que, há duas semanas atrás, a organização conseguiu distribuir 600 kits de frio, mas hoje eles só conseguiram 150. "A gente foca na distribuição de alimentos, porque o frio no Rio não é intenso como é em São Paulo e a gente não imaginava esse frio aqui".
A organização tem cerca de 80 a 100 voluntários que se revezam semanal e mensalmente, além de funcionários contratados. Nicolas começou como voluntário no Sefras, mas logo foi contratado efetivamente. "É transformador, porque, desde o início da pandemia, eu pude ter outro olhar para pessoas em situação de rua. A febre da fome foi muito pior que a doença (covid-19). O sofrimento de quem está na rua é muito maior. A gente que está em casa não tem noção, é angustiante", disse.
Publicidade
O Serviço Franciscano de Solidariedade recebe doações no Convento de Santo Antônio, no Centro. Para doar ou se candidatar como voluntário é só acessar o site do Sefras ou entrar em contato pelo WhatsApp (21) 96927-9888.
Mais campanhas solidárias no Rio
Publicidade
Com a possibilidade da temperatura chegar a 10ºC no estado do Rio nos próximos dias, campanhas do agasalho, roupas de frio e cobertores arrecadam doações pelos municípios. A Campanha do Agasalho promovida pelo BRT em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, entregou na terça-feira (27) uma tonelada de roupas de frio arrecadadas para abrigos da prefeitura do Rio. Os casacos, calças, meias, cachecóis, mantas e cobertores serão destinados à população vulnerável.
Neste ano, a ação contou com uma caixa coletora itinerante, que percorreu as estações Jardim Oceânico, Barra Shopping e Via Parque, na Zona Oeste. Já os pontos fixos foram o terminal Recreio e as estações Taquara e Mato Alto, na mesma região. Nesta última, foi registrado o recorde de itens doados.
Publicidade
A ONG Voz das Comunidades também está realizando uma campanha do agasalho e recebendo doações em dinheiro via Pix ou no ponto de coleta no Parque Shanghai, na Penha, na Zona Norte.
Publicidade
A Cruz Vermelha Brasileira deu início à sua Campanha do Agasalho 2021, que consiste na recepção de agasalhos e cobertores, triagem e doações para serem distribuídos a moradores de rua da capital do Rio ou de outros municípios do Estado, além de moradores de comunidades carentes que encontram-se em vulnerabilidade social, crianças, idosos, pessoas com deficiência e refugiados atendidos pela instituição.
A campanha está sendo realizada com previsão de encerramento no dia 02 de setembro. Segundo a organização, aproximadamente 4 mil famílias, além de refugiados, moradores de rua, asilos, centros de recuperação e creches, devem ser beneficiadas. Qualquer instituição pública ou privada pode participar, assim como pessoas físicas através da caixa coletora, montada na sede localizada na Praça da Cruz Vermelha, nº 10/12, no Centro.
Publicidade
A Pastoral do Povo de Rua, da Arquidiocese de Niterói, até o dia 31 de agosto, está se mobilizando para arrecadar agasalhos, cobertores, calças, meias e gorros. As doações podem ser feitas nos seguintes locais:
- Vicariato Alcântara – Paróquia Nossa Sra. Auxiliadora, Laranjal
- Vicariato São Gonçalo – Paróquia Nossa Sra. do Amarante, Centro, São Gonçalo
- Vicariato Rural – Paróquia São Pedro Apóstolo, Venda das Pedras, Itaboraí
- Vicariato Oceânico – Capela Nossa Sra. da Conceição, Arsenal
- Vicariato Niterói – Unilasalle, Santa Rosa
Publicidade
A Prefeitura de nova Iguaçu também iniciou uma Campanha do Agasalho em parceria com a Secretaria de Defesa Civil do município, 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, Cruz Vermelha, Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (ACINI), Top Shopping, Shopping Nova Iguaçu e Mercadão de Nova Iguaçu. Em cada um destes locais há totens para arrecadação das doações. Confira os pontos de arrecadação dos agasalhos:
- Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu: Rua Doutor Athaíde Pimenta de Moraes, 528, Centro
- Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Iguaçu (SEMAS): Rua Doutor Luiz Guimarães, 956, Centro, das 9h às 17h
- Secretaria de Defesa Civil de Nova Iguaçu: Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira), bairro da Luz
- Cruz Vermelha de Nova Iguaçu: Rua Coronel Bernardino de Melo, 2085, Centro
- 4º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar): Avenida Governador Roberto Silveira, 1221, Moquetá
- Mercadão de Nova Iguaçu: Avenida Marechal Floriano Peixoto (entrada principal)
- Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (ACINI): Avenida Governador Amaral Peixoto, 236, 1º andar
- Top Shopping: Avenida Governador Roberto Silveira, 540, Centro (entrega na portaria A, 1º piso)
- Shopping Nova Iguaçu: Avenida Abílio Augusto Távora, 1111, bairro da Luz (entrega no 1º piso, entre as lojas Centauro e Renner)
Publicidade
*Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes