Meteorologia explica massa de ar polar que atingirá o Brasil Agência Brasil

Rio - A frente fria que chegou no estado do Rio segue derrubando as temperaturas. Segundo o Climatempo, a previsão é de que esta sexta-feira seja o dia mais frio do ano, com termômetros na marca de 9°C na cidade do Rio. A máxima prevista é de 20°C, com sol entre nuvens. No sábado pode haver pancadas de chuva durante a manhã, mas o tempo fica firme durante a noite, com mínima de 11º e máxima de 21ºC. No domingo e na segunda-feira, não há previsão de chuva. O frio que atingiu o estado é resultado de uma massa de ar polar que passa pelo território fluminense. 
Segundo o alerta Rio, no ranking de temperaturas mais baixas da cidade, até o momento, fica em primeiro lugar o dia 21 de julho, quando os termômetros marcaram 9,3°C.
Publicidade
LEIA MAIS: Frio estimula solidariedade dos cariocas às pessoas em situação de rua; confira como e onde doar

Desde a madrugada, o Alerta Rio vem monitorando os ventos fortes que também atingem o município.Houve registro de rajada de vento forte nas estações Marambaia (63,7 km/h) e Forte de Copacabana (65,5 km/h). A ventania também continua nos próximos dias. 
"De sexta-feira (30) a domingo (01), um sistema de alta pressão volta a manter o tempo estável. A nebulosidade irá variar e o sol até volta a aparecer, mas entre nuvens. Ao longo desses três dias, as temperaturas variam entre 10°C e 25°C", publicou o sistema de monitoramento da prefeitura.
Publicidade
Ainda segue também o aviso de ressaca informado pela Marinha do Brasil de ondas que podem chegar até 4 metros de altura na orla do Rio até as 9h de sábado (31). As recomendações da prefeitura são para evitar esportes ou banho de mar, pedalar na orla, mirantes ou beira de mar, não resgatar vítimas de afogamento e navegação de pescadores.