Secretário de saúde no Ponto de Vacinação do Teatro Municipal durante a manhã desta terça-feira (10)Marcos Porto / Agência O DIA

Rio - O município do Rio de Janeiro está em seu último dia de capacidade de manter os estoques de vacina para continuar oferecendo a primeira dose da campanha contra a covid-19. A falta de imunizantes acontece em função da demora do Ministério da Saúde em enviar novas remessas e ainda não há uma confirmação oficial para a entrega do próximo lote. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Daniel Soranz, há uma previsão de chegada até o final do dia.

“Está todo mundo na expectativa do Ministério da Saúde enviar as doses. Ele já tem 11,9 milhões de doses recebidas em seu estoque e a gente está esperando o envio para hoje. É muito importante que a pasta acelere a distribuição para que a gente não precise interromper o calendário no Rio de Janeiro”, afirmou Soranz durante entrevista ao programa Bom Dia Rio, da TV Globo.

Com o avanço no calendário, o município do Rio tem vacinado em sua capacidade máxima, distribuindo cerca de 73 mil doses por dia, segundo Soranz. O secretário também confirmou que os estoques da prefeitura garantem até o final de semana a vacinação com a segunda dose.

“A segunda dose está garantida. A gente está abastecido de estoques até o final da semana. Esperamos que as pessoas venham tomar a segunda dose porque ela garante uma imunização completa”, afirmou.

O município do Rio conta com cerca de 80 mil pessoas que estão com a sua segunda injeção atrasada. A busca ativa não está sendo realizada neste momento em função da Secretaria Municipal de Saúde estar priorizando os esforços para a imunização dos jovens. O balanço estadual é que 180 mil cariocas ainda não tenham completado o esquema vacinal da forma correta.
Soranz esteve presente no Theatro Municipal na manhã desta terça-feira e vacinou Joyce Rodrigues, de 25 anos. Ela comemorou o momento e confirmou que essa memória ela irá carregar ao longo de sua vida. “É uma coisa que eu já vinha esperando há algum tempo e deu tudo certo, graças a Deus. É muito emocionante porque foi uma espera que chegou, eu tenho 25 anos e não tinha previsão de quando, provavelmente era para dezembro, e estamos ai aguardando a segunda dose”, disse.

O assessor executivo Douglas Curvelo, de 25 anos, elogiou o atendimento no ponto de vacinação e disse que todo o processo foi rápido e tranquilo. Mais aliviado, ele falou sobre o momento: “estou bastante contente porque não deixa de ser um alívio para a nossa proteção e também não deixa de proteger os outros. Agora eu estou confiante e na expectativa de tomar a segunda dose o mais breve possível”, disse.
Publicidade
Também vacinada, Priscilla Bernardino, de 25 anos,  relembrou as perdas sofridas no país. "Foi um momento de Gratidão. Tive algumas perdas durante esse tempo que estamos vivendo e ter a oportunidade de me vacinar foi uma grande realização. Essa vacina não foi apenas por mim e sim por aqueles que perdemos sem ter a chance de ser imunizados", disse. 
Publicidade
Estado com previsão de receber doses nesta semana

O governo estadual informou que está mantendo de plantão suas equipes de logística para distribuir vacinas na medida em que elas são entregues pelo Ministério da Saúde. O secretário estadual da Saúde, Alexandre Chieppe, informou que uma remessa foi prometida para esta semana, mas não especificaram quando nem quantas doses virão.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem a capacidade de distribuir as vacinas em 24h, segundo informou o secretário. “Nós vamos manter a equipe de plantão exatamente para, uma vez chegando, poder distribuir o mais rápido possível”, disse.