VacinaçãoFoto: Divulgação

Rio - O estado do Rio recebeu 98.270 doses de vacinas contra a covid-19 na madrugada desta quarta-feira. Mesmo com a chegada da nova remessa, a capital do Rio mantém a suspensão da aplicação da primeira dose para as pessoas de 24 anos. A segunda dose está mantida nos postos normalmente.
Nesta quarta, a capital faz apenas uma repescagem da primeira dose para cariocas de 50 anos ou mais, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas e lactantes com 18 anos ou mais. Dessas 98.270 doses, cerca de 37.962 ficarão no município.
Publicidade
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foram recebidas 94.770 doses de Pfizer para primeira aplicação e 3.500 de Oxford/Astrazeneca para segunda aplicação. Ainda não há informações se a Prefeitura do Rio vai retomar o calendário nesta quinta-feira. 
Os municípios do Rio Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí realizam a retirada de seus lotes na manhã desta quarta na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA), em Niterói. Para as demais cidades, a entrega será realizada nesta quinta-feira.
Publicidade
"Infelizmente fomos informados que as vacinas previstas pra hoje só chegarão nessa madrugada. Isso nos leva a ter que suspender a vacinação da primeira dose no dia de amanhã. Muito provavelmente retornamos na quinta. Em tempo: parte dessas 10Mi de doses estão lá desde 04/08", disse Paes.
Publicidade
Nesta terça-feira, o Estado do Rio atingiu a triste marca de 60 mil mortos pela covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), nas últimas 24 horas, foram contabilizados 1.979 novos casos e 146 mortes. A taxa de letalidade da covid-19 no Rio está em 5,65%, a maior do país. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os casos confirmados de contaminação pela doença no município do Rio tiveram aumentos consecutivos nos últimos 31 dias, consequência da circulação da variante Delta.
Rio já soma 180 mil pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina contra a covid-19
Publicidade
O estado do Rio já conta com 180 mil fluminenses que não completaram o esquema vacinal contra a covid-19 de forma correta e não procuraram o posto para tomar a segunda dose. Já o balanço realizado pela Secretaria Municipal de Saúde da capital apontou que 80 mil pessoas estão com a segunda dose atrasada.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a segunda dose é aplicada preferencialmente no mesmo posto que a primeira dose foi aplicada. Caso não haja a vacina do mesmo fabricante no ponto de vacinação, o profissional da saúde irá auxiliar e buscar o local mais próximo para a aplicação da dose. Soranz também informou que esta semana a busca ativa por pessoas que estão com o esquema vacinal atrasado não esta sendo realizada neste momento porque a pasta está priorizando a imunização dos jovens.