Prefeitura do Rio faz ação para demolir estrutura irregular e notificar lojas em Vista AlegreDivulgação / Secretaria Municipal de Conservação

Rio - A prefeitura do Rio fez uma operação, na terça-feira (17), para a remoção de uma estrutura erguida sobre área pública na Avenida Braz de Pina, em Vista Alegre, na Zona Norte. Agentes também emitiram notificações para outros estabelecimentos na via. A ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Subprefeitura da Zona Norte também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (Smdeis). 
Publicidade
Na ação, os fiscais retiraram um deck de madeira instalado na calçada, em frente a um restaurante, que atrapalhava a passagem dos pedestres. O responsável pela casa já havia sido notificado, em 14 de junho, para que removesse o deck, que estava em fase de montagem.

Foram emitidas notificações para 15 estabelecimentos comerciais que ocupavam irregularmente o passeio. Além disso, agentes vistoriaram e notificaram lojas da região.

A secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, enfatizou a importância da fiscalização. "Não podemos admitir a invasão do espaço público. As calçadas pertencem aos pedestres e devem estar livres para que as pessoas possam circular", afirmou.

O subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz, ressaltou que o trabalho vai continuar. "Da mesma forma que demolimos construções de alto padrão na Maré, estamos aqui para retirar um comércio que, mesmo após inúmeras advertências, bloqueou o passeio. Enquanto as pessoas não se conscientizarem que o período da desordem, de construções fora do padrão e sem fiscalização acabou, seguiremos fiscalizando e demolindo", garantiu.

Ao todo, a ação envolveu 46 servidores e teve o suporte da Coordenadoria Geral de Operações Especiais (CGOE), da Guarda Municipal, da Polícia Militar, da Cedae e da Light. Foram usadas uma retroescavadeira, dois caminhões e 11 viaturas.