Municípios vão aplicar doses de reforço em idosos e imunossuprimidos Divulgação

Rio - Municípios da Região Metropolitana do Rio se programam para oferecer a terceira dose de vacina contra a covid-19. A dose de reforço já começa a ser aplicada nesta sexta-feira (27) em Niterói para os idosos que vivem em instituições de Longa Permanência e a cidade do Rio anunciou que a partir do dia 1º de setembro, vai contemplar o mesmo grupo.

A cidade de Mesquita também deve começar a oferecer no dia 1º, já que vai acompanhar o calendário da capital. Apesar das datas definidas para os idosos, Rio e Mesquita não informaram quando será oferecida a dose de reforço para os imunossuprimidos. Niterói esclareceu que esse público também será contemplado com a terceira dose e o calendário ainda está sendo desenvolvido.

Já as cidades de Itaboraí e São Gonçalo vão aplicar a terceira dose contra o novo coronavírus a partir da segunda quinzena do próximo mês, para os dois grupos, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Nesta quarta-feira (25), o ministro Marcelo Queiroga anunciou a aplicação da dose de reforço nos idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos, a partir do dia 15 de setembro.

Segundo Queiroga, a partir do dia 15 serão enviadas aos estados as doses de reforço para os imunossuprimidos - pessoas com câncer ou transplantados, por exemplo - que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias e de idosos com mais de 70 anos que tenham tomado a segunda há pelo menos seis meses. A aplicação nos idosos seguirá ordem cronológica.
A Secretaria de Saúde de Maricá afirmou que segue o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS) e que cada dose já tem destinação definida por ofício, para primeira ou segunda dose. O município esclareceu que, até o momento, a pasta não forneceu doses de imunizante para a aplicação como terceira dose. A cidade de Nova Iguaçu também aguarda o envio das vacinas destinadas especificamente à aplicação da dose de reforço pelo Ministério da Saúde para dar início ao calendário.
Publicidade
A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias está esperando comunicação oficial do Ministério e da Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) sobre a terceira dose. O município de Nilópolis explicou que não definiu data para a aplicação da dose de reforço em idosos e imunossuprimidos, porque aguarda a programação do Ministério da Saúde com envio de doses para cobertura dos grupos. Já a cidade de São João de Meriti disse ainda não tem data ou previsão para o início da vacinação com a terceira dose para idosos ou imunossuprimidos.