Rio registrou um aumento de 6% nas internações por síndrome respiratória aguda graveReprodução/ Internet

Rio - O estado do Rio de Janeiro voltou ao risco moderado de transmissão da covid-19, segundo a 45ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (27) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Apesar do Rio ter tido uma redução de 11% no número de óbitos provocados pela doença, houve um aumento de 6% nas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A análise compara as semanas epidemiológicas 32 (de 08 agosto a 14 de agosto) e 30 (25 de julho a 31 de julho) de 2021.
Das nove regiões do estado, cinco estão na bandeira amarela: Metropolitana II, Norte, Baixada Litorânea, Centro-Sul e Médio Paraíba. As regiões Serrana e Baía da Ilha Grande estão na faixa laranja. Região Metropolitana l e Noroeste estão em bandeira vermelha.
Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.
Segundo o Painel Covid-19 do Governo do Estado do Rio, a taxa de ocupação de leitos no estado é de 70% para UTI e 46% para enfermaria.
"Os indicadores precoces também apresentaram indícios de alerta no cenário pandêmico do Estado e as ações referentes ao plano de contingência já foram acionadas. Ele nos permite tomar decisões com mais tranquilidade, como a abertura de leitos", explica o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.