SuperviaFoto: Cleber Mendes / Agência O Dia

Rio - Os trens do ramal Japeri circularam com intervalos irregulares, na manhã desta segunda-feira (6). O atraso aconteceu por conta dos constantes furtos de cabos, o que atrapalha a circulação das composições. Os intervalos foram de aproximadamente 20 minutos, mas o serviço foi normalizado às 8h15. No sábado (4), policiais do Japeri Presente prenderam um homem que tentava furtar um equipamento na estação do município. A concessionária informou que a estação Japeri é a que registra maior ocorrência dos crimes de furtos de equipamentos.
De acordo com a concessionária, por conta do agravamento de furto, os maquinistas aguardam ordem de circulação já que o controle das composições está sendo feito via rádio e, desta forma, há necessidade de aumento da distância entre os trens por medida de segurança.Os clientes estavam sendo informados sobre a situação por meio dos áudios nos trens e estações.

Os atrasos desta manhã são reflexos dos furtos das últimas semanas. Na última segunda-feira (30)  houve um arrombamento de instalações e furto de materiais na região de Nova Iguaçu. "Por serem equipamentos mais complexos, o tempo de reparo é maior que o da reposição de cabos uma vez que exigem uma série de testes eletrônicos e de campo para voltarem a operar", informou em nota.
Os criminosos também levaram seis relés, que segundo a concessionária, são peças que garantem a inteligência do sistema de sinalização e responsáveis pelos sistemas lógicos de fechamento e abertura automática de sinais para os trens em todo o ramal.

Além disso, também houve arrombamento e furtos de cabos das caixas de locação nas proximidades da estação Edson Passos, nos últimos dias 24 30. Essas caixas abrigam os relés e toda a instalação da sinalização. Por isso, a manutenção leva mais tempo. Por conta da ação desses criminosos, a concessionária atua para consertar a instalação do ramal Japeri. 
A Polícia Militar realiza, na manhã desta segunda-feira, uma operação em trechos da linha férrea da SuperVia. Os agentes do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer), com apoio do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) e de agentes de órgãos municipais, atuam com o objetivo de fazer uma varredura e coibir roubo de equipamentos.
A ação acontece entre as estações Maracanã e Mangueira, na Zona Norte do Rio e policiais apuram ocorrências de práticas ilícitas, como roubos, furtos ou tráfico, além das situações envolvendo danos ao patrimônio. Até o momento, uma réplica de arma de fogo foi encontrada na linha férrea. Além disso, abrigos irregulares estão sendo desmontados pela Comlurb.
Atrasos constantes no transporte

A semana passada não foi nada boa para os usuários do transporte. Por conta de vandalismo e das ações criminosas, passageiros passaram a conviver com os constantes problemas de atrasos. Foram cinco dias consecutivos de problemas no transporte. Na quinta-feira (2), a circulação dos trens do ramal Japeri chegou a ficar suspensa por cerca de três horas por conta do furto de cabos.


Na quarta-feira (1º), a Polícia Militar iniciou uma força-tarefa com para coibir os roubos de cabos que têm afetado diariamente a circulação dos trens. Com o reforço de 200 PMs no patrulhamento do sistema ferroviário. O policiamento conta, ainda, com o sobrevoo de helicópteros e drones. As aeronaves contam com equipamentos infravermelhos acoplados para identificar a ação de criminosos no período noturno. 

Segundo a concessionária, somente no primeiro semestre deste ano foram furtados mais de 14 mil metros de cabos do sistema em 364 ocorrências de furto. Além de causar interrupções no transporte, os crimes trouxeram prejuízo de mais de R$ 1 milhão à empresa. Durante todo o ano passado, foram 355 ocorrências de furto.