Queda de árvore interdita pista da Estrada Grajaú-JacarepaguáFoto: Reprodução / COR

Rio - Por causa dos ventos fortes, o município do Rio entrou, às 15h20 desta terça-feira, em estágio de mobilização. De acordo com o Inmet, as rajadas de vento chegaram a 77,8 km/h no Forte de Copacabana, na Zona Sul do Rio. A ventania também derrubou árvores em diversos pontos da cidade e interrompeu por cerca de dez minutos o fluxo de carros na Ponte Rio-Niterói.
Até o momento, o Centro de Operações Rio (COR) registrou a queda de ao menos 20 árvores nas vias da Zona Norte do Rio. Em Del Castilho, a Avenida Helder Câmara teve uma faixa ocupada, na altura do número 4.497, por causa da queda de uma árvore. O trânsito está intenso na região e a Comlurb foi chamada para liberar a circulação de carros na avenida. 
Em Benfica, uma árvore chegou a interditar a Rua Leopoldo Bulhões, no sentido para Bonsucesso. A Comlurb foi acionada para liberar a via. Na Estrada Grajaú-Jacarepaguá, a queda de uma árvore ocupou uma pista na altura do KM 2, no sentido para a Zona Oeste. Apesar do trânsito está intenso na região, a faixa foi liberada. 
Na Tijuca, uma árvore ocupa uma pista da Rua Moura Brito, na altura do número 64. A Comlurb foi acionada para liberar a via, que não tem retenções. Em uma publicação nas redes sociais, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, pediu para os cariocas evitarem o deslocamento, por precaução. 
Interdição na Ponte
As quedas das árvores não foram os únicos prejuízos causados pela ventania. Na tarde desta terça-feira, o fluxo da Ponte Rio-Niterói precisou ser interrompido por cerca de dez minutos. No momento, há lentidão no sentido Niterói, na altura da Reta do Cais até o pedágio. A travessia para o município da Região Metropolitana demora checa de 25 minutos. 
Circulação de trens suspensa
A Supervia suspendeu temporariamente a circulação dos trens por conta das fortes rajadas de vento que atingem o Rio. Em nota, a concessionária informou que paralisou os serviços para conter riscos às estruturas da ferrovia. Ainda não há informações de quando as operações serão normalizadas.
"A circulação nos ramais Japeri, Santa Cruz (interligado ao Deodoro) Belford Roxo e Saracuruna e nas extensões Paracambi, Vila Inhomirim e Guapimirim encontra-se temporariamente suspensas".