Formatura de policiais Cote e Core na Cidade da PolíciaFábio Costa/Agência O Dia

Rio - A Polícia realizou, nesta quinta-feira, na Cidade da Polícia, a formatura da nova turma do Curso de Operações Táticas Especiais (Cote), ministrado pela Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Foram 13 formandos entre policiais civis do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas e Mato Grosso do Sul, agentes das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF).


O curso começou em 12 de junho, com 42 participantes dos 83 inscritos. O agente da Jean Pierre Rosa da Silva, antes lotado na 75ª DP (Rio do Ouro), terminou como primeiro colocado. Assim como ele, outros cinco novos falcões, como são chamados os formandos, ficarão lotados na Core.

Para o secretário da Polícia Civil, delegado Allan Turnowski, a formatura de novos policiais capacitados pela Core dão a tranquilidade de que as operações terão bons resultados.

“Hoje a gente vive literalmente a briga do bem contra o mal. São treze novos guerreiros formados, preparados e treinados para ganhar deles. A importância para um secretário ver um vídeo de vocês, é de que a cada operação vai dar tudo certo. A gente vai lá, vocês vão lá, e não vão errar”, declarou.

Turnowski ainda reforçou para os novos alunos a importância de agirem corretamente nas operações em comunidades controladas por organizações criminosas.

“Cada vez que entrarem em um lugar, pense que a comunidade é refém deles, que vocês estão indo lá para salvá-los, então a gente não pode nunca levar um prejuízo para a comunidade. Confio em vocês, no treinamento de vocês”, disse o secretário.

Titular da Core, o delegado Fabrício Oliveira disse se sentir muito orgulhoso em formar a 12ª turma do Cote.

“Estou morrendo de orgulho de vocês aqui. O curso não é fácil, é um enorme desafio, e a gente sabe que o fator preponderante é a determinação, a vontade. Li hoje uma frase ‘o fogo, que queima o fraco, forja o forte’, e vocês foram forjados ao longo deste curso. Passaram por dificuldades e não desistiram, parabéns”, felicitou Oliveira.