A manutenção é uma preparação da companhia para o Verão 2021-2022Divulgação/Cedae

Rio - A Cedae irá realizar uma manutenção preventiva no Sistema Imunana-Laranjal nesta quarta-feira, das 7h às 22h. Com isso, o complexo precisará ser desligado durante a ação, interrompendo temporariamente o fornecimento de água para os municípios de Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Ilha de Paquetá e parte de Maricá.
O sistema abastece aproximadamente dois milhões de pessoas pelas Estações de Tratamento de Água de Laranjal, Porto das Caixas, Manilha e Marambaia. O serviço mobilizará 88 profissionais entre engenheiros, eletricistas, mecânicos, agentes de saneamento, além de 16 veículos. Segundo a Cedae, a ação é fundamental para possibilitar reparos e correções necessárias, como a substituição de equipamentos e a limpeza das estruturas.

"É como a revisão do carro antes de uma longa viagem. O verão é o momento em que temos a maior demanda, com a mesma produção, e não podemos falhar. Não se pode trocar o pneu do carro com o veículo em movimento. Então, uma vez por ano, a companhia faz a parada de manutenção preventiva para troca de peças, substituição de válvulas, verificação das estruturas elétricas, das baterias de nobreak de proteção do sistema e demais equipamentos", explicou o diretor de saneamento e grande operação da Cedae, Daniel Okumura.

O abastecimento será retomado após a conclusão da manutenção, mas em alguns pontos das cidades, como ruas elevadas, o fornecimento poderá levar até 48h para normalizar.

A Cedae garante que organizou um esquema especial para atender hospitais, unidades do Corpo de Bombeiros, escolas e demais serviços essenciais com carros-pipa durante o período de abrangência da manutenção preventiva. A companhia também recomenda aos clientes que reservem água para o período, adiando tarefas não essenciais que exijam grande consumo.