Prefeitura do Rio lança Plano VerãoFabio Costa/Agência O Dia

Rio - A Prefeitura do Rio lançou nesta terça-feira (5) o Plano Verão. Entre as principais novidades está a implementação de sensores Noah, capazes de detectar com antecedência possíveis áreas de alagamento na cidade. A anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Centro de Operações Rio. O programa vai contar com o apoio de 34 órgãos municipais.
"A gente não consegue evitar, mas consegue prever o alagamento. O importante é que esses sensores nos permitem algum grau de previsibilidade", explica o prefeito Eduardo Paes. 
O sensores Noah estarão espalhados em pontos do Catete, Bangu e Itanhangá. A prefeitura também vai colocar mais 300 sensores em outros pontos, porém sem a mesma eficácia do Noah. 
"Por mais que a prefeitura faça, há situações extremas que não podem ser resolvidas. Então a gente tem casos extremos, que não há limpeza de galeria ou obra que resolvam", completou Paes. 
Segundo o chefe executivo do Centro de Operações Rio, Alexandre Cardeman, até o mês de dezembro deste a ano a cidade vai contar com duas mil câmeras a serem instaladas nas áreas que registram alagamentos. 
Como funciona
Noah é um equipamento que possui uma rede de sensores para monitoramento de inundações graves. Sua principal função é medir, de foram automática, a altura d’água na superfície durante as chuvas. Com o acionamento do sensor, é disparado um sinal de alerta avisando sobre os possíveis riscos de alagamento no local.
Limpeza
Desde maio deste ano a Prefeitura do Rio iniciou uma série de trabalhos visando melhorias para evitar alagamentos na cidade em dias de chuva forte. A Operação Ralo limpo já retirou, até outubro, mais de 400 toneladas de resíduos dos esgotos. 
A prefeitura disponibilizou 27 novos pontos de apoio para receber pessoas desalojadas. 
"A gente pede sempre para que a população fique em casa. O melhor lugar para você ficar quando houver essas chuvas, é onde você estiver", afirma Eduardo Paes.