Projeto XBOOM, ciclo formativo inicial em games para jovens a partir de 12 anos totalmente gratuito, entra em sua segunda faseDivulgação

Rio - O Projeto XBOOM, uma ação que ensina jovens a partir de 12 anos a criar jogos básicos do zero, está com inscrições abertas para todo Brasil até dezembro deste ano. Esta é a segunda fase do projeto, que acontece inteiramente online, na qual os estudantes terão a oportunidade de acessar o conteúdo, que inclui aulas, masterclasses e atividades guiadas, todas relacionadas ao universo de criação de jogos. As inscrições devem ser feitas diretamente no site oficial do projeto e todos os alunos que concluírem esta etapa do ciclo serão certificados.
O XBOOM é um projeto que envolve ações educativas virtuais e presenciais voltadas para o desenvolvimento de jogos digitais e proporciona formação básica na criação de jogos eletrônicos. O ciclo, composto por três etapas, teve início em agosto deste ano, com aulas presenciais em laboratórios no município de Queimados, no Rio de Janeiro. A fase foi exclusiva para moradores da região e contou com mediadores que auxiliaram os estudantes.

Na segunda etapa, os estudantes terão acesso livre à plataforma para assistir às videoaulas e masterclasses. Os laboratórios de Queimados seguirão em funcionamento nesta fase, disponíveis para os alunos que quiserem utilizá-los para assistirem às aulas, mas o material poderá ser acessado de qualquer lugar do território nacional. Além disso, todo o conteúdo contará com acessibilidade em libras e legendagem, o que torna o projeto ainda mais inclusivo. No total, serão 18 videoaulas introdutórias e 6 masterclasses, que abordarão diversos temas e profissões relacionadas ao mercado de games.

O final do projeto será marcado por um evento presencial no Rio de Janeiro com diversas palestras e painéis com convidados do cenário de games e ainda uma atividade experiencial de Game Jam, campeonato de desenvolvimento de games, respeitando as normas sanitárias de proteção à Covid-19. Todas as informações sobre o evento presencial serão divulgadas em breve.

O ciclo de formação em games XBOOM é um projeto realizado pela Burburinho Cultural e Esportsmaker, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da IBM, apoio da Estácio de Sá, parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Queimados, Visão COOP e bemeet.in. Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil Governo Federal.
Os interessados podem se inscrever no site oficial do projeto.