Presídio José Frederico Marques, em BenficaFabio Costa
Agente que estuprou presa prometeu acelerar audiência de custódia em troca de sexo
Mulher vítima de violência recebeu liberdade provisória acautelada na noite de domingo (10). Caso foi denunciado por uma policial penal da mesma unidade
Rio - O policial penal Alcides Barbosa confessou ter cometido estupro contra uma mulher presa na unidade José Frederico Marques, em Benfica, em troca de acelerar a audiência de custódia. O caso foi descoberto por uma policial penal da mesma unidade, e denunciado à diretoria da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Barbosa foi autuado em flagrante, com pena de seis a dez anos de detenção.
Durante audiência de custódia no domingo, a Justiça concedeu liberdade provisória acautelada à mulher de 24 anos. Ela havia sido presa por tráfico de drogas ao tentar entrar com maconha nas partes íntimas, durante uma visita à unidade do Degase, na Ilha do Governador, onde um namorado, menor de idade, está internado.
Segundo a Seap, o caso foi descoberto após a denúncia de uma policial penal da mesma unidade. Ela estava no plantão do último sábado (9), e ao saber do episódio, avisou a direção da unidade. Os envolvidos foram levados à 21ª DP (Bonsucesso), onde Alcides confessou o crime e foi autuado em flagrante pelo artigo 213 do Código Penal - "constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal [...] ou ato libidinoso".
Após o caso, a Seap afirmou que "além de solicitar celeridade nas investigações da Corregedoria, o secretário da pasta, Fernando Veloso, determinou a criação de um grupo de trabalho para identificação das fragilidades no acautelamento das internas na unidade visando a adoção das medidas necessárias". O grupo de trabalho terá a participação de membros da Coordenação de unidades Prisionais Femininas e Cidadania LGBTQI+ (Cofemci), Corregedoria, Ouvidoria, Subsecretaria de Gestão Operacional e Subsecretaria de Tratamento Penitenciário.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.