Governador Cláudio Castro participa de inauguração da Central Logística reversa de Eletroeletrônicos em RealengoFoto: Divulgação / Rafael Campos

Rio - O Governo do Rio inaugurou, nesta quinta-feira, uma central de logística reversa de eletrônicos em Realengo, Zona Oeste. O local tem o objetivo de ser um ponto de descarte de lixo eletrônico, que será enviado para a reciclagem adequada.
A iniciativa colabora com a redução de lixões e na geração de empregos, beneficiando catadores e cooperativas de reciclagem. "Precisamos falar sobre a importância da cadeia verde, do emprego sustentável, a importância econômica que a logística reversa traz. É a própria materialização de uma atividade econômica. Ela vem pra tirar o catador da informalidade. Essas estruturas são fundamentais para dar dignidade a esses trabalhadores", ressaltou o governador Cláudio Castro.
O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, destacou a importância da consciência ambiental. "Este evento representa o que pode ser potencializado em geração de renda para famílias que precisam. A informalidade vai ser combatida com iniciativas como esta. Sabemos que o Brasil é o quinto maior produtor de resíduo eletroeletrônico e isso pode representar muito em termos de oportunidades, que acabam se perdendo por falta de espaços como este", afirmou.
Além dessa central de logística reversa, o Rio vai contar com outros Pontos de Entrega Voluntária (PEV). Ao todo, serão 271 locais, sendo 123 no Rio e 148 em outros municípios. O gerenciamento desses pontos será feito pela Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE).