A inauguração do Hospital Universitário Reitor Hésio Cordeiro, antigo Hospital UNILAGOS, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, será nesta sexta-feira (15), a partir das 9h. A unidade será administrada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
A cerimônia tem a presença confirmada do governador Cláudio Castro (PL), do secretários estaduais de Saúde, Dr. Alexandre Chieppe, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, além do reitor da Uerj, Ricardo Lodi Ribeiro.
Segundo a assessoria da secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), e das demais cidades da Região dos Lagos foram convidados para a cerimônia.
De acordo com Dr. Serginho, o hospital serve como base das futuras instalações da Faculdade de Medicina que será implantada em Cabo Frio.
Seis meses e meio depois
O Hospital Unilagos é uma unidade de saúde particular, que, no ano passado, foi arrendada pela Prefeitura de Cabo Frio para atender pacientes contaminados pelo coronavírus. O contrato firmado pelo ex-prefeito Adriano Moreno durou até o fim de 2020, e passou a ser investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público.
Em março desse ano, o governador esteve em Cabo Frio e anunciou o arrendamento do Hospital Unilagos para tratar casos da COVID-19 na Região dos Lagos.
A abertura, prometida por Castro para março, acontece após espera de seis meses e meio. No começo de setembro, a Secti deu a previsão de que a unidade começaria a funcionar, com gestão da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), ainda naquele mês, o que não aconteceu.
Em entrevista a um telejornal da região, no fim do mês passado, Dr. Serginho havia dito que a nova previsão para entregar o hospital era 5 de outubro, o que, mais uma vez, não foi cumprido.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.