Ato de pais e aluno do Colégio Pedro II pela volta às aulas presenciaisReprodução/TV Globo

Rio - Pais e alunos do Colégio Pedro II, referência de ensino no Rio de Janeiro, realizaram, neste sábado (23), um protesto reivindicando a volta das aulas presenciais. O ato aconteceu em frente ao campus do Centro do Rio, na Avenida Marechal Floriano. Segundo a instituição, o ideal seria que o retorno acontecesse apenas em 2022. Durante o ato, manifestantes seguraram cartazes com dizeres "Queremos aulas de verdade" e "Quero a minha escola aberta!". Nas redes sociais, responsáveis e estudantes também expressaram a vontade da volta do ensino presencial ainda este ano.
O Ministério Público Federal (MPF) havia pedido na Justiça que as aulas presenciais da instituição e das universidades federais fossem retomadas na última segunda-feira (18), mas a Justiça Federal negou. Segundo a decisão, o Ministério da Educação (MEC) já havia alegado que as escolas e faculdades têm autonomia para decidir quando vão retomar as aulas presenciais.
Em um comunicado divulgado no último dia 11, o Colégio Pedro II disse que o motivo do não retorno das aulas ainda este ano seria a suspensão de prestações de serviços terceirizados. "Recontratação dos serviços terceirizados e as aquisições de bens de consumo seguem o rito da legislação específica, bem como as Instruções Normativas advindas do Ministério da Economia, que preveem o cumprimento temporal legal para a sua realização e conclusão. Não é um ato contábil simples e demanda tempo".
Alguns pais, porém, não concordam com a decisão da unidade de ensino. Eles alegam que a direção do colégio teve dois anos para organizar a retomada às aulas, e que os alunos têm feito duas séries ao mesmo tempo, o que atrapalha no aprendizado.
No entanto, outros internautas acreditam que as aulas devem retornar presencialmente apenas em 2022, como determinado pela instituição.